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Ford F-150 elétrica tem quase 500 km de autonomia

Utilitário tem bagageiro frontal de 400 litros e capacidade para iluminar uma casa por até 10 dias; veja avaliação em vídeo

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 18 de fevereiro de 2024 às 11:00

A picape elétrica pode fornecer eletricidade para carregar outros carros, um trailer e até uma casa
A picape elétrica pode fornecer eletricidade para carregar outros carros, um trailer e até uma casa Crédito: Divulgação

Há 47 anos, a Série F, da Ford, lidera as vendas de picapes nos Estados Unidos. Em um mercado tão competitivo, a empresa tenta se antecipar aos rivais e foi pioneira no lançamento da F-150 movida a bateria, a Lightning. Em visita recente aos EUA, onde a Ford oferece quatro versões da picape elétrica, rodei na opção com maior autonomia - que chega aos 482 quilômetros. Nessa configuração, a Platinum, o cliente pode optar por um conjunto de baterias com autonomia estendida, que é associada a uma propulsão mais potente.

Nesse caso, os dois motores elétricos (um em cada eixo) entregam 563 cv de potência e incríveis 107 kgfm de torque - quase o dobro do que a opção V8 a gasolina entrega. Dessa forma, mesmo pesando 2.800 kg, a picape vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Além do luxo, espaço e diversos equipamentos que são compartilhados com as opções a combustão, a elétrica tem dois trunfos: um porta-malas dianteiro com capacidade para 400 litros e a capacidade para fornecer energia para uma casa por até 10 dias.

A central multimídia vertical se destaca na cabine
A central multimídia vertical se destaca na cabine Crédito: Divulgação

No mercado norte-americano, a F-150 Lightning custa a partir de 49.995 dólares, o equivalente a R$ 248.500. A configuração avaliada, a Platinum Extended Range é oferecida por 91.995 dólares, que equivale a R$ 457 mil. No entanto, são oferecidos benefícios e descontos na compra de um veículo elétrico nos EUA.

Disponível apenas com motor V8 a gasolina no Brasil, a F-150 é oferecida em quatro versões elétricas nos EUA
Disponível apenas com motor V8 a gasolina no Brasil, a F-150 é oferecida em quatro versões elétricas nos EUA Crédito: Divulgação

ELÉTRICOS NO MUNDO

Em 2023, foram comercializados 9 milhões de veículos elétricos zero-quilômetro. O maior volume ficou na China, que absorveu 57% das vendas. A Europa consumiu 22% e os Estados Unidos, 13%. Os outros 7%, que equivalem a 630 mil unidades, foram distribuídos no resto do mundo. No mercado brasileiro, foram emplacados 19.310 elétricos no ano passado.

MAIS VALOR PARA A TOYOTA

A Toyota passou a marca simbólica de 50 trilhões de ienes, ou US$ 354,6 bilhões, em valor de mercado após o bom resultado financeiro e a liderança global de 2023. Apesar desse crescimento, a Toyota ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a Tesla. O valor de mercado da montadora de Elon Musk caiu mais de metade do seu pico em 2022, porém, com cerca de US$ 580 bilhões, ainda supera a japonesa.

O Corolla foi o segundo carro mais vendido no mundo e o primeiro da Toyota
O Corolla foi o segundo carro mais vendido no mundo e o primeiro da Toyota Crédito: Divulgação

Mesmo assim, o valor de mercado da Toyota ainda é mais do que o dobro do valor combinado da Ford e da General Motors. Além de manter a liderança de vendas no mundo, a marca da Toyota é uma prova da confiança dos investidores na estratégia da montadora, que apostam em maiores investimentos da empresa em veículos híbridos e elétricos.

MUDANÇAS NA GESTÃO BRASILEIRA

No Brasil, pela primeira vez, um brasileiro assumirá o posto de presidente da Toyota. O escolhido pela companhia foi Evandro Maggio, que atualmente exerce a função de diretor de compras. A partir de março, o executivo, que está na empresa desde 2005, irá ocupar a função que atualmente é do peruano Rafael Chang. As mudanças foram iniciadas com a nomeação de Masahiro Inoue, atual presidente da companhia na América Latina e Caribe, para o cargo de CEO da Daihatsu, marca subsidiária à Toyota. Inoue, será substituído por Chang.

AS MAIORES FALHAS AUTOMOTIVAS

A consultoria automotiva J.D Power divulgou um levantamento sobre problemas em veículos novos nos Estados Unidos. Realizada no último semestre do ano passado, o estudo aponta que, para os consumidores, os principais pontos problemáticos foram nos sistemas de infoentretenimento, em especial sobre conectividade com Android Auto e com Apple CarPlay. Essas falhas atingiram um nível duas vezes superior à categoria seguinte, que é sobre defeitos na carroceria.

Estudo apontou os principais problemas em carros novos
Estudo apontou os principais problemas em carros novos Crédito: Divulgação

REDUÇÃO DE PREÇOS

A Volkswagen reduziu o preço das duas versões do Taos. A Comfortline está custando a partir de R$ 181.380, redução de R$ 4.900. A Highline ficou R$ 6.400 mais barata, e agora custa R$ 205.980. Na última semana, também houve queda de preços do Renault Kwid elétrico e de alguns modelos da Caoa Chery.