Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Empresa fará investimento bilionário para produção do novo veículo em São Paulo
Antônio Meira Jr.
Publicado em 23 de abril de 2023 às 12:00
- Atualizado há um ano
Líder global na venda de automóveis, a Toyota ocupa a quinta posição no Brasil, mas esse cenário deverá mudar em breve.
O fabricante japonês anunciou nesta semana que irá investir R$ 1,63 bilhão para produzir um SUV compacto no país, uma das categorias que mais cresceu em produtos e vendas nos últimos anos.
A empresa não confirmou qual será o modelo, mas apurei que será uma configuração mais parruda do Yaris. No entanto, a Toyota anunciou que o novo veículo deverá ser vendido em 22 países da América Latina.
Um dos seus diferenciais será o sistema de propulsão híbrido flex. Ou seja, é composto por dois motores: um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa. Assim, ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração. O objetivo é reduzir emissões e ampliar a eficiência energética.
“É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico”, comentou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Com o novo carro, a empresa irá contratar mais 700 funcionários para a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Para atualização do sistema híbrido flex do Corolla e do Corolla Cross, será realizado o aporte de R$ 61,8 milhões na fábrica de Porto Feliz, também no interior paulista.
CAYENNE É ATUALIZADO A Porsche é uma empresa que ganhou reputação criando modelos esporte, como o emblemático 911. Tanto que o lançamento do Cayenne, em 2002, foi considerado uma heresia pelos fãs mais puristas da marca alemã.
Porém, o SUV se tornou rapidamente um sucesso de vendas. O modelo está em sua terceira geração, que acaba de ser atualizada. As mudanças abrangem trem de força, chassi, design e equipamentos. O desenho do maior SUV da Porsche foi renovado “Trata-se de uma das atualizações de produto mais completas na história da Porsche”, disse Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne.
No Brasil, a renovação estreia no segundo semestre com três versões: S nas carrocerias SUV (R$ 810 mil) e Coupé (R$ 840 mil) e Turbo GT (R$ 1,38 milhão). Todas as configurações são equipadas com motorização V8 4.0 litros, que rende entre 474 cv e 659 cv de potência. No interior, destaque para as novas telas digitais AUDI CENTER RENOVADA Depois de décadas instalada na Avenida Garibaldi, a Audi Center Salvador está atuando há alguns meses na Avenida Paralela, maior polo automotivo da capital.
No entanto, a inauguração ocorreu nesta semana, com a presença de Martin Bayer, diretor de vendas da Audi para a América Latina. A unidade recebeu investimentos de R$ 6 milhões em instalações, infraestrutura e equipamentos.
[[galeria]]
De acordo com Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e marketing da Audi do Brasil, a nova loja busca ser mais intimista, exclusiva e confortável, com espaços de convivência e elementos sofisticados que trazem o conceito progressista da marca.
A concessionária conta com três carregadores para veículos elétricos, sendo dois de 11kW e o ultrarrápido de 150 kW.
VENDAS DA AUDI Além da renovação da concessionária, a Audi está comemorando os resultados de vendas. Neste ano, a empresa emplacou 1.285 veículos no primeiro trimestre, um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2022.
Em relação às vendas na América Latina, a Audi registrou 6.381 veículos vendidos nos três primeiros meses do ano, crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.
LIDERANÇA NA BAHIA Há 28 anos representando a Volkswagen Caminhões e Ônibus no estado, a Bravo inicia 2023 mantendo-se no primeiro lugar no ranking de vendas do segmento de caminhões na Bahia, com a geração de R$ 900 milhões em negócios no ano passado. Com essa conquista, a empresa do Grupo Luiz Mendonça acumula 19 anos de liderança.
“Foi um ano excepcional. Atingimos 31% de market share, quatro pontos percentuais a mais que a montadora a nível Brasil”, comemora a CEO da empresa, Alessandra Lobo.
A executiva revelou que, para este ano, a estratégia é superar a marca de R$ 1 bilhão em negócios e se fortalecer como empresa focada em soluções para segmento de pesados.
Atualmente com nove unidades, distribuídas entre a Bahia e região da Zona da Mata Mineira, a Bravo possui planos de expansão, tanto em número de lojas como na carteira de serviços.
ESPORTIVO LÍDER Dia 17 de abril, quando o Mustang comemorou seu 59º aniversário, a Ford confirmou que ele foi o coupé esportivo mais vendido do mundo pelo oitavo ano consecutivo.
Essa análise, realizada pelo fabricante com o apoio da S&P Global Mobility, inclui registros de governos e outras fontes que capturam 95% do volume global de veículos novos em mais de 80 países.
A sétima geração do Mustang, que foi apresentada em setembro no Salão de Detroit, será lançada este ano nos Estados Unidos. O novo Mustang chegará às lojas americanas no segundo semestre MINI MILIONÁRIO Apresentada em 2013, a atual geração do MINI Cooper hatch de três portas, a mais clássica da linha, completou 1 milhão de unidades produzidas.
Feito em Oxford, na Inglaterra, o milionésimo carro é verde, tem propulsão elétrica e será vendido no Canadá.