Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Volvo EX30 ganha versão aventureira no Brasil e chega aos 3,7 segundos de 0 a 100 km/h

Modelo elétrico passa a ter tração integral, suspensão elevada e vira topo de linha da marca no país

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 28 de dezembro de 2025 às 17:00

Quarto carro elétrico mais vendido no país, o Volvo EX30 ganhou uma versão com dois motores
Quarto carro elétrico mais vendido no país, o Volvo EX30 ganhou uma versão com dois motores Crédito: Antônio Meira Jr.

Com todo o seu portfólio eletrificado no mercado brasileiro, a Volvo está ampliando a oferta de versões do seu modelo de acesso, o EX30. A nova opção para o veículo 100% elétrico é a Cross Country, que tem apelo aventureiro, tanto em detalhes visuais, como molduras nos para-lamas, quanto na suspensão elevada.

Essa é a primeira versão do EX30 no Brasil com dois motores, um em cada eixo. Esse artifício o transforma em um veículo com tração integral, ou seja, a força gerada pelos motores é entregue nas quatro rodas. E é muita potência: são 431 cv, o que leva esse Volvo de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

A cabine é minimalista e uma tela central de 12,3 polegadas concentra diversos comandos por Divulgação

Um detalhe interessante: o EX30 tem dois bagageiros, o tradicional traseiro e um espaço sob o capô. Além disso, para quem curte tecnologia, o sistema integrado da Google é um show à parte. A nova configuração custa R$ 314.950 e corresponde à topo de linha.

Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, comemora a chegada da versão Cross Country e reforça a importância do EX30: “até agora, foram mais de três mil emplacamentos em 2025, sendo o quarto carro totalmente elétrico mais vendido no Brasil e também o responsável por mais de 36% do resultado da Volvo no país neste ano”.

MOTOS EM ALTA NA BAHIA

Entre janeiro e novembro, 139.729 novas motocicletas começaram a circular na Bahia. Esse volume é 25% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Com o fechamento de dezembro, o total de emplacamentos deve ultrapassar 150 mil unidades no estado.

As vendas de três modelos da Honda (CG, Pop e Biz) equivalem à metade de todos os emplacamentos deste ano. O fabricante japonês tem 80,34% de participação nas vendas de motos no estado, à frente da Yamaha (8,71%) e da Shineray (5%).

A Honda CG 160 é a moto mais emplacada neste ano no mercado estadual
A Honda CG 160 é a moto mais emplacada neste ano no mercado estadual Crédito: caio

MODELOS CONSOLIDADOS NO ESTADO

Com os dados de emplacamentos atualizados até o dia 26, o Hyundai Creta vai fechar o ano como o carro de passeio mais vendido na Bahia, com 3.916 unidades de janeiro a dezembro. Entre os comerciais leves, a Fiat Strada segue soberana, com 7.478 veículos licenciados até a última sexta do ano.

BUSCAS POR CARROS MAIS VELHOS

Duas semanas após ser promulgada a emenda constitucional que isenta veículos com 20 anos ou mais de fabricação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o mercado de veículos contemplados pela medida já apresenta seus primeiros sinais de aquecimento na Bahia. De acordo com um levantamento do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, houve um crescimento de 17% no número de buscas e visitas no estado por esses veículos entre 9 e 22 de dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Do total de modelos contemplados, o Volkswagen Gol foi o que recebeu maior número de visitas no período. Na sequência, estão Honda Civic, Chevrolet D20, Ford F-1000, Chevrolet Vectra, Chevrolet Corsa, Fiat Uno, VW Saveiro, VW Fusca e Toyota Hilux.

HYUNDAI ELANTRA VOLTA AO BRASIL

O Elantra, sedã que já foi comercializado no Brasil na geração passada, estará de volta ao país. No entanto, o modelo da Hyundai não irá para as concessionárias e sim para as pistas.O Elantra vai competir em 2026 no TCR South America contra modelos como Honda Civic Type R, Peugeot 308 GTI e Toyota Corolla GR.

O Hyundai Elantra N TCR foi desenvolvido pela divisão Hyundai Motorsport e possui um motor turbo de 2 litros que produz 350 cv e 45 kgfm de torque, oferecendo uma relação de 3,6kg/cv. Também vem com uma asa traseira ajustável de fibra de carbono, discos de freio dianteiros ventilados de 38 centímetros com pinças de seis pistões e rodas aerodinâmicas de 18 polegadas.

Hyundai Elantra N TCR
Configuração de corrida do Elantra vai competir na América do Sul Crédito: Divulgação

SEDÃ TAMBÉM CHEGA AOS VIDEOGAMES

O Elantra N TCR também vai estrear no começo do ano que vem no Gran Turismo 7, um dos mais famosos jogos de simulação de corridas. Essa configuração de competição do sedã é um dos carros de turismo mais bem-sucedidos da atualidade.

O modelo alcançou cinco vitórias consecutivas nas 24 Horas de endurance de Nürburgring (2021–2025) e três vitórias consecutivas no Campeonato de Pilotos FIA TCR World Tour (2022–2024).