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Antônio Meira Jr.
Publicado em 21 de dezembro de 2025 às 17:00
Fundada em Bolonha, Itália, em 1937, a Moto Morini já foi gerida por marcas conterrâneas como Cagiva e Ducati até ser adquirida pelo grupo Zhongneng em 2018. Com a injeção do capital chinês, a empresa se reergueu sem perder a essência italiana e está em expansão internacional, já presente em 57 países. >
No Brasil, sua operação começou neste semestre com a produção no Polo Industrial de Manaus e abertura de concessionárias - a de Salvador sendo a primeira do Nordeste. >
Na Bahia, o representante da companhia é o Grupo MotoSol, liderado por Carmel Coelho, que comanda outras marcas do segmento na capital e em Feira de Santana. A loja, que já está comercializando três modelos, fica localizada na Avenida Mário Leal Ferreira, 637, Bonocô. >
Além de Salvador, a Moto Morini conta com operações em Santo André (SP), Curitiba, Vitória e Brasília. Nos próximos meses, a empresa seguirá acelerando seu plano de expansão, com novas unidades previstas em cidades estratégicas. A expectativa é abrir mais onze concessionárias até o final de 2026.>
MERCADO EM EXPANSÃO>
Entre janeiro e novembro, o mercado de motocicletas no Brasil chegou a 2,04 milhões de unidades emplacadas. O crescimento foi de 16,25%. Como comparação, a categoria de automóveis e comerciais leves cresceu apenas 1,82% no mesmo período. >
Na Bahia, o crescimento foi superior à média nacional e chegou a 25,44%. Dessa forma, foram emplacadas 139.729 motos no estado no acumulado do ano.>
O PODER DAS LOCADORAS>
As locadoras de veículos são vitais para a economia, compram boa parte da produção de carros e ainda geram milhares de empregos. O faturamento bruto do setor deve superar pela primeira vez, neste ano, os R$ 60 bilhões. >
Essa é a avaliação da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) dos números preliminares referentes à atividade em 2025. De acordo com as projeções da entidade, o crescimento do faturamento do setor alcançará em torno de 12%. >
EM DESTAQUE NA BAHIA>
No estado, a LocarX é uma das locadoras em ascensão. Liderada por Lívia Villar, a empresa vai fechar o ano com 75 unidades, consolidando sua posição como uma das redes de locadoras de automóveis que mais cresce no Brasil. Fundada em 2009, a empresa baiana já tem atuação nacional graças à implantação de franquias. >
A expansão começou há quatro anos, quando foi firmada uma parceria com a 300 Franchising, aceleradora de franquias. Outra aposta da LocarX é em parcerias, como a que fechou recentemente com a Flexways, rede global de afiliação de aluguel de veículos, que concentra reservas de usuários do serviço em mais de 50 países. >
Além do comando da Locarx, Villar também atua como vice-presidente da Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores, presidente do Sindloc-BA e conselheira da ABLA.>
PARCERIA RENAULT GEELY>
Os próximos meses serão agitados para a Renault e para a Geely, empresas que se tornaram sócias na operação Brasil. Na parte chinesa, a grande novidade é o EX5 híbrido plug-in, modelo apresentado no Salão do Automóvel 2025, que aconteceu em novembro. >
O primeiro veículo Geely nacional deve sair da linha de montagem da fábrica de São José dos Pinhais (PR) no segundo semestre de 2026. >
Na Renault, é esperada a atualização do Kwid, seguindo as linhas adotadas na configuração elétrica, e a apresentação da versão de produção da picape Niagara, que seria feita na Argentina.>
TIGGO 7 SURPREENDE>
No acumulado deste mês, o Tiggo 7 surpreendeu. O SUV da Caoa Chery teve 222 emplacamentos até ontem (19), o que o posiciona como o segundo veículo de passeio mais licenciado na Bahia, atrás apenas do Hyundai Creta, com 248 unidades. Outro destaque é o Volkswagen Tera, em terceiro, com 192 carros.>