Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Telma Alvarenga: Gil dá entrevista para documentário italiano sobre Lina Bo Bardi

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2014 às 08:19

 - Atualizado há 2 anos

Gilberto Gil deu entrevista, em Salvador, para um documentário italiano sobre  Lina Bo Bardi, que completaria 100 anos no dia 5 de dezembro de 2014.  O filme sobre a arquiteta - em versões para a internet (interativa) e para a televisão - é um projeto do cineasta Filippo Macelloni (da Nanof Film, em Roma), com o arquiteto Giacomo Pirazzoli, professor da Universidade de Florença. O trabalho conta com a consultoria do antropólogo Filippo Lenzi Grillini, mestre da Universidade de Siena, que também está na cidade, acompanhando as filmagens.

A equipe italiana fica por aqui até amanhã. Para lembrar: Lina Bo Bardi nasceu em Roma, mas viveu no Brasil de 1946 até sua morte, em 1992. Em 1951, foi naturalizada brasileira. Ela se instalou em São Paulo, mas passou alguns anos em Salvador - do fim dos anos 50 a 1964. Na capital baiana, dirigiu o Museu de Arte Moderna da Bahia e fez o projeto de recuperação do Solar do Unhão. Na década de 80, a convite de Gil, então presidente da Fundação Gregório de Mattos, foi coautora do projeto da Casa do Benin, no Pelourinho.Gilberto Gil, no Solar do Unhão: entrevista para documentário sobre Lina Bo Bardi (Foto: Divulgação)Tem mais...No Brasil, a produtora baiana Sereia Filmes é coprodutora do documentário. A entrevista com Gil aconteceu em dois cenários da cidade: o Solar do Unhão e a Casa do Benin, no Pelô. A equipe de filmagem também fez imagens no Teatro Gregório de Mattos, outra construção com projeto  assinado por Lina Bo Bardi.

A dona da vozFonoaudióloga de estrelas da música baiana, como Alinne Rosa e Margareth Menezes, e das musas funkeiras Anitta e Valesca Popuzada, Valéria Leal estará no Encontro com Fátima Bernardes, amanhã. Ela vai falar sobre o poder da voz. “Sobre como ela encanta, seduz, afasta, aproxima, vende ideias ou produtos...”, conta. Um exemplo? Homens com voz aguda têm mais dificudade na hora da conquista. “As mulheres preferem vozes masculinas graves”.Valéria com Anitta, nos bastidores de um show (Foto: Reprodução/Instagram)Verão com DererêPipo e Rafa Marques já entraram em estúdio para gravar a aposta da Oito7Nove4 para o Verão. A canção chama-se Dererê e tem Pipo como um dos compositores, ao lado de Sandro Bala e Xexell Samn. Coruja, Bell Marques acompanhou o primeiro dia de gravação dos rebentos. E, claro, deu uns palpites sobre o trabalho. Hoje, os rapazes cantam a música pela primeira vez em Salvador, na Fan Fest, no Farol da Barra. Ela só deve começar a tocar nas rádios em setembro.Bell, entre os filhos Rafa e Pipo Marques: no estúdio (Foto: Reprodução/Instagram)Pronta para a subir ao altarA bela  D’Tuani, que interpreta a pianista Lívia, na novela Em Família, da Globo, posou para um ensaio clicado por Ernani D’Almeida. Noiva de Eduardo Sterblitch, do Pânico, na Band, a loura, de 25 anos, diz que já está preparada para dividir o mesmo teto com o humorista. “Casar não vai me impedir de fazer nada. O que eu não poderia fazer tendo ele ao meu lado? A não ser que eu quisesse conhecer outra pessoa, o que não é o caso”, diz, em entrevista à nova edição da revista Contigo!.(Foto: Ernani D'Almeida/Revista Contigo!)