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Nilson Marinho
Publicado em 9 de setembro de 2024 às 05:00
O nutricionista Acácio Sacerdote é um exemplo de que a busca pelo aprendizado contínuo é a melhor preparação que um profissional pode ter caso queira acessar múltiplas oportunidades de negócio. Enxergar além do que sua área de formação pôde lhe oferecer foi essencial para fundar uma empresa, que mais tarde se transformou em um grupo, e que ajuda bares e restaurantes a diagnosticar seus problemas, desenvolver planos de ação e capacitar seus colaboradores. >
Ainda muito pequeno, de forma despretensiosa, Acácio foi introduzido ao mundo da gastronomia, já que a empresa de bufê da sua família era operada dentro da própria casa. Aos poucos, o garoto foi se interessando pelo negócio ao acompanhar todos os processos da empresa familiar.>
Na fase adulta, cursou Nutrição e, com o diploma em mãos, percebeu que apenas a formação na área não seria suficiente. Então, emendou com Gastronomia. Ainda assim, era necessário avançar, e, na sequência, fez cursos de chef de cozinha e pós-graduações. Como se não bastasse, decidiu dar um passo mais largo e desafiador, abrindo uma cafeteria na cidade de Salvador.>
O lastro de conhecimento acadêmico, juntamente com a experiência como nutricionista em empresas e também como empresário, foi fundamental para unir teoria e prática e, por meio delas, levar soluções para negócios que estavam perdidos, resultando, em muitos casos, em atendimentos e faturamentos muito aquém do que poderiam oferecer e lucrar.>
Em 2014, a empresa de consultoria na área de bares e restaurantes Food Qualy foi fundada. No início, era apenas Acácio que comandava, mas, à medida que a demanda cresceu, o negócio também expandiu. Hoje, a equipe é formada por ele e 15 consultores, incluindo nutricionistas, gastrônomos e profissionais da área de atendimento, como maîtres. Como grupo, o negócio agora atende empresas como o Restaurante Lucrativo, Restaurante Seguro e Restaurante Encantador.>
“Nossa consultoria oferece uma visão 360 graus do negócio, não focando apenas em um aspecto específico. Fazemos um diagnóstico de possíveis problemas, treinamos a equipe, implantamos processos e acompanhamos a implementação para garantir que tudo seja seguido corretamente. Diferente de um treinamento pontual, nossa assessoria envolve um acompanhamento contínuo, o que garante resultados mais duradouros”, comenta.>
Dependendo do caso, o trabalho de assessoria pode durar de três a seis meses. As principais falhas que a equipe multidisciplinar da empresa encontra nos empreendimentos são a falta de capacitação dos funcionários que atuam na linha de frente do atendimento.>
“Muitos empresários contratam garçons ou ajudantes e os colocam diretamente no salão, sem fornecer qualquer orientação sobre como atender os clientes de forma adequada. É essencial capacitar essa mão de obra para garantir um atendimento de qualidade”, pontua.>
Até o momento, a empresa atendeu, em Salvador, mais de 200 bares e restaurantes. Em todo o Brasil, foram mais de 300. Acácio assegura que seus clientes relatam que, após a consultoria, o nível de satisfação dos consumidores aumenta em até 50%. Já em relação ao ticket médio, o grupo diz ter a intenção de aumentar no mínimo 20% dessa métrica.>
Um dos clientes da Food Qualy foi a Cantina Volpi. O grupo ajudou o empreendimento a melhorar sua gestão de segurança alimentar e deu fôlego a parte operacional. Por lá, a consultoria não só garantiu a conformidade com as normas sanitárias, mas também trouxe uma abordagem mais organizada, oferecendo treinamento à equipe e otimizando os processos internos. >
Com essas mudanças, a Volpi conseguiu não apenas melhorar a segurança dos alimentos servidos, mas também otimizar seus processos operacionais, reduzindo desperdícios e aumentando a satisfação dos clientes.>
"Os resultados foram muito positivos. A segurança alimentar foi significativamente aprimorada, refletida em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, a redução de desperdícios levou a uma diminuição nos custos operacionais", informa representantes do restaurante.>
"A satisfação dos clientes cresceu, e a Cantina Volpi notou um aumento no retorno de clientes e novos visitantes, resultando em um aumento nas vendas. A parceria com a Food Qualy não apenas fortaleceu a reputação da cantina, mas também contribuiu para um crescimento sustentável do negócio", completa. >