Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cadê o trem?

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2017 às 05:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .

Trecho da Fiol com obras adiantadas (Foto: Aiba/Divulgação) O bom desempenho na produção de grãos e fibra na região Oeste da Bahia potencializa as dificuldades enfrentadas pelos produtores em relação à logística. Cálculos do setor indicam que o escoamento das safras pelas rodovias representa um dos maiores custos da atividade, beirando os 30% – isso encarece o produto. Na última semana, associações baianas de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e de Algodão (Abapa) estiveram na Casa Civil do governo estadual para falar sobre as dificuldades e pedir a retomada das obras de implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Para não ficar só no pedido, a Aiba se comprometeu em ajudar  fornecendo dados sobre a região Oeste, a fim de dar continuidade aos estudos sobre a ferrovia. “Nos colocamos à disposição para o que for preciso no sentido de contribuir para que esta importante obra seja concluída o quanto antes. A ferrovia será muito importante não só para o agronegócio, mas também para o futuro econômico e social da nossa região”, pontuou o vice-presidente da Aiba, David Schmidt.

Licitação até maio Em Bom Jesus da Lapa, onde participou da inauguração do maior parque solar da América Latina, operado pela Enel Green Powel, o governador Rui Costa disse para a jornalista Priscila Natividade, do CORREIO, que espera a licitação da Fiol até o próximo mês de maio.  “A licitação  está a cargo do governo federal mas o estado da Bahia está tentando acelerar esta licitação, que deve acontecer até maio do ano que vem”, estima. O governo aposta na participação de um consórcio de empresas chinesas e inglesas . “Com isso a gente viabiliza também o desenvolvimento do modal ferrovia porto pra essa região”, destaca. 

Dize-me com quem andas... Depois de elaborar diversas diretrizes para uma atuação mais ética e transparente e treinar seus 3,5 mil funcionários no tema, a área de Conformidade da Odebrecht Óleo e Gás (OOG) está dedicada na analise dos seus mais de 1,3 mil fornecedores, por meio de um processo para conhecer profundamente a integridade das empresas terceirizadas que contrata. Até o momento, a OOG já passou um pente fino em mais de 200 empresas com quem mantém contratos, sendo que seis delas foram reprovadas e removidas de seu cadastro. Tamanha rigidez se deve ao cumprimento da Lei Anticorrupção, em vigor desde 2014. Por ela, a empresa contratante pode ser responsabilizada por atos impróprios praticados por uma empresa terceirizada. 

Prévia do Natal Após desempenhos abaixo do desejado nos festejos pelos dias das mães, namorados e pais, os ares da recuperação econômica refrescaram as expectativas do comércio baiano para o Dia das Crianças.  Análise da Fecomércio-Ba indica uma alta de 4,6% nas vendas nos dias que antecedem o 12 de outubro, o que deve representar um aumento de R$ 72,2 milhões nas vendas. Para todo o mês de outubro, espera-se vender R$ 4,7 bilhões. A equipe econômica da entidade destaca o Dia das Crianças, junto com a cada vez mais forte, Black Friday como as duas importantes prévias para o período do Natal. É sempre bom esperar para ver antes de comemorar, mas se as estimativas estiverem corretas o comércio baiano tem boas possibilidades de um final de ano melhor agora em 2017. 

No horizonte Futurecom. O Grupo Tascom, através da Use Telecom e o Data Center Tascom, vai representar a Bahia e Sergipe no 19º Futurecom, entre hoje e quinta-feira, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O Grupo Tascom participa do evento em parceria com a africana Angola Cables, responsável pela implantação do cabo submarino de fibra ótica que vai ligar a costa oeste da África à cidade de Fortaleza (CE). O evento, inclusive, marca o início de uma nova operação, pela qual a Use Telecom passa a ser a distribuidora da empresa angolana na Bahia e Sergipe.