Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Prédio icônico no Centro Histórico vai se transformar em clínica para idosos; saiba

A parceria foi fechada com clínica e tem duração de 25 anos

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 28 de abril de 2025 às 14:19

LAR fRANCISCANO
Lar Franciscano Crédito: Divulgação

Quem passa pela Baixa dos Sapateiros em direção à Barroquinha e olha para o alto no lado esquerdo, depara-se um uma bela visão: uma construção secular na cor amarela pertencente à Ordem Terceira do São Francisco. O Lar Franciscano Santa Izabel foi fundado em 1848 por membros da Ordem Terceira de São Francisco. Já se chamou Casa de Asylo de Santa Izabel e hoje leva o nome de Lar Franciscano Asilo Santa Isabel. No início dava abrigo aos membros idosos da Ordem, como faz ainda hoje. Atualmente, abriga cerca de 39 moradores e aceita pessoas também de fora da ordem religiosa.

A ordem terceira de São Francisco, proprietária do Lar Franciscano Santa Isabel, firmou uma parceria com a Clínica Bela Vista, para a gestão do Lar Franciscano Santa Isabel por 25 anos com direito à renovação por mais 25. Hoje este lar funciona como uma ILPI instituição de longa permanência para idosos) mas está apenas com um terço da sua capacidade funcionando. Dentro do escopo dessa parceria a Clínica Bela vista trouxe os serviços de saúde da Assiste Vida para o Lar Franciscano e com isso os moradores contam com serviços atendimento médico de urgência, geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição clínica.

Dessa parceria vai surgir a Clínica de Transição de Cuidados com previsão de iniciar as atividades em 2026. O projeto está sendo avaliado pela Vigilância Sanitária. A ideia é que toda a estrutura física do Lar Franciscano seja reformada para ampliar a disponibilidade de quartos, além de novos serviços como internação de idosos para reabilitação e cuidados paliativos no fim de vida.

Leonardo Salgado
Leonardo Salgado Crédito: Divulgação

Quem está à frente dessa iniciativa é o médico geriatra Leonardo Salgado, 49 anos, baiano da cidade de Senhor do Bonfim que conversou com o CORREIO: Esperamos ampliar a capacidade para 110 pessoas em quarto individual ou duplo. Por exemplo: um idoso se interna para fazer uma cirurgia depois ele precisa de todos os cuidados pós-operatório. Vamos cuidar desde os idosos que estão mais ativos até os mais debilitados. A ideia é cuidar de ponta a ponta oferecendo serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria e enfermagem”.

Por ser uma iniciativa privada pertencente à ordem religiosa o preço cobrado vai depender da necessidade do idoso. Aquele mais independente que consegue sair e visitar familiares e só voltar à noite por exemplo paga um preço. Já quele mais dependente que não consegue mais sair da Clínica vai precisar de um Cuidador para fazer os serviços de roupagem, alimentação, atendimento médico de emergência entre outros itens.