Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quando o voluntariado se torna estratégia: reflexões de quem acredita no poder de transformar vidas

Na Braskem, o voluntariado não é uma ação isolada, é parte do DNA. É estratégia, cultura e legado

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 05:00

Às vezes me perguntam qual o motivo de investir tanto tempo, estrutura e energia em um programa de voluntariado corporativo. A resposta é simples, mas cheia de camadas: porque nos conecta uns aos outros, às comunidades em que atuamos e ao mundo que queremos ajudar a construir. E não estou só nessa empreitada. Mais de 55 milhões de brasileiros são voluntários, segundo a Pesquisa de Voluntariado no Brasil feita em 2021 pelo Desenvolvendo o Investimento Social (Idis) e o Datafolha. Realizado a cada 10 anos, o estudo indica um crescimento de 25% em relação ao levantamento de 2011.

Na Braskem, o voluntariado não é uma ação isolada, é parte do nosso DNA. É estratégia, cultura e legado. É uma ponte viva entre quem somos dentro da empresa e quem podemos ser quando estendemos a mão para fora dela. Uma das frentes mais fortes do programa é a nossa Gincana de Voluntariado. Na edição de 2025, reunimos 1.593 voluntários, que dedicaram quase 8 mil horas para transformar realidades de norte a sul do Brasil. Foram 22 equipes atuando junto a 22 instituições, beneficiando diretamente quase 4 mil pessoas.

Na Bahia, o grupo Sempre em Frente beneficiou 1.200 pessoas no Centro Educacional Santo Antonio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, uma das maiores instituições filantrópicas do Brasil. Em São Paulo, a equipe Manutenção do Amor levou acolhimento a mais de 500 crianças na Cidade dos Meninos Maria Imaculada, enquanto o grupo Legal para o Bem, dedicou mais de 25 horas em ações com a Afago-SP e a Família PE 8 mobilizou 270 participantes em atividades com a Adra Núcleo Cubatão. Já em Alagoas, vimos um engajamento notável, que mobilizou quase 40% de todo o time.

Nossa atuação não para por aí. Em setembro, realizaremos mais uma edição global do WeCARE, que une voluntários em todos os países onde atuamos - Brasil, México, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Singapura - em mutirões de coleta de resíduos, plantio de mudas, limpeza de praias, recuperação de escolas e oficinas de brinquedos.

Além disso, entre janeiro e julho de 2024, também tivemos mais de mil voluntários dedicando 5 mil horas de trabalho, somando mais de

R$ 216 mil em doações, oito toneladas de alimentos, água potável e itens de higiene, beneficiando mais de 19 mil pessoas no Rio Grande do Sul.

Desde 2017, o nosso Programa Global de Voluntariado já beneficiou mais de 570 mil pessoas em todo o mundo, com mais de 800 ações que unem integrantes, comunidades e parceiros.

Espero que cada vez mais empresas, organizações e profissionais enxerguem o voluntariado como algo que transborda as fronteiras do institucional. E que sigamos, juntos, acreditando que doar tempo, talento e afeto é um dos gestos mais potentes e transformadores que podemos fazer por nós mesmos e pelo mundo.

Gabriela Rehem, Analista Sênior de Responsabilidade Social na Braskem
Gabriela Rehem é analista Sênior de Responsabilidade Social na Braskem Crédito: Divulgação/Braskem

Gabriela Rehem é Analista Sênior de Responsabilidade Social na Braskem