Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cinco autores baianos que estão ganhando destaque em todo o país

Poetas, cronistas, contistas, declamadores, romancistas: eles abarcam diversos gêneros e tratam de temas fundamentais

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 11 de outubro de 2023 às 05:00

Como autora, me encanto por esses belíssimos trabalhos. Como baiana, me orgulho pelo tamanho que eles estão atingindo. Poetas, cronistas, contistas, declamadores, romancistas: eles abarcam diversos gêneros e tratam de temas fundamentais para evoluirmos. Conheça escritores importantes da nova geração:

Deko Lipe
Deko Lipe Crédito: divulgação

1. Deko Lipe (@primeiraorelha)

Deko Lipe é conhecido como uma figura de destaque na literatura infantil e infanto-juvenil, com enfoque na representatividade LGBTQIAP+. Autor dos livros Meus Pais e Eu (2019) e O Brincoder de Pepe (2022), ele também contribuiu com coletâneas renomadas como O Nordeste em Cores (2020), Vozes Nordestinas (2021) e Gordes (2021), além de ter contos publicados na plataforma Amazon. Sua presença marcante em eventos literários, como a Bienal do Rio e Bienal do Livro Bahia, reforça sua influência no cenário literário atual.

Carla Akotirene
Carla Akotirene Crédito: divulgação

2. Carla Akotirene (@carlaakotirene)

Carla Akotirene, natural de Salvador, é uma das vozes proeminentes quando se trata do feminismo negro contemporâneo. Com formação em Serviço Social e doutorado em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia, ela ganhou destaque com os livros O Que é Interseccionalidade? (2018) e Ó Paí, Prezada! Racismo e Sexismo Institucionais Tomando Bonde nas Penitenciárias Femininas (2020). Sua expertise a levou a ser convidada pela ONU Mulheres em 2018 para compartilhar sua visão única sobre temas cruciais como violência contra mulheres e racismo.

Lívia Natália
Lívia Natália Crédito: divulgação

3. Lívia Natália (@livianataliapoeta)

A soteropolitana Lívia Maria Natália de Souza é poeta e professora. Em sua poesia, reforça a construção de uma voz feminina e afro-brasileira, com mais de cinco obras publicadas e aclamadas. Formada em Letras e com pós-doutorado em Literatura Brasileira, a escritora traz à tona temáticas importantes, como a violência contra populações negras. Com suas fortes palavras, já gerou manifestações de apoio nas redes sociais e em diversos sites.

Anderson Shon
Anderson Shon Crédito: divulgação

4. Anderson Shon (@andersonshon)

Anderson vai além das palavras do papel. Ele as leva para a voz em grandes performances. Com o costume de declamar e de ser convidado para apresentações impactantes em movimentos literários, o poeta acumula uma lista potente de livros lançados, como: Um Poeta Crônico, Outro Poeta Crônico, Quando As Borboletas Saem do Casulo e Estados Unidos da África. Em suas redes sociais, ele costuma mostrar um pouco das suas apresentações e de eventos importantes da cena artística, que estão acontecendo, principalmente, na Bahia (mas também em todo o país).

Alê Barboza
Alê Barboza Crédito: divulgação

5. Allê Barbosa (@allebarbosza)

Allê Barbosa, originário de Ipiaú, no Sul da Bahia, é um renomado produtor musical, compositor e escritor, com uma audiência expressiva nas redes sociais, contando com mais de um milhão de seguidores. Autor de dois livros que exploram as relações contemporâneas, suas obras, publicadas pela Editora Solislunaum, abordam com humor temas como amor, sexo, viagem, amizade e autoestima.