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Da Redação
Publicado em 16 de novembro de 2022 às 18:08
- Atualizado há 2 anos
O Afro Fashion Day não se limita à passarela mais negra do Brasil. Vai muito além, sempre tentando se reinventar e oferecer plataformas de desenvolvimento a pessoas pretas da cidade. No próximo sábado, 19 de Novembro, data do desfile, que inicia às 18h, o Cruzeiro de São Francisco vai receber a Expo Mulher, uma feira presencial com a presença de 50 expositoras. A Expo Mulher é um projeto da Prefeitura de Salvador que buscar desenvolver através de uma estrutura de feira urbana a exposição e comercialização de produtos e serviços relacionados, desenvolvidos por mulheres. Ela está na sua primeira edição, é realizada através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude>
Dez marcas do Afro Fashion Day participarão da feira. São ela: Abanto, Black Atitude, Nós Macramê, Madá Negrif, MB Conceito, Regina Navarro Bella Oyá, Rey Vilas Boas, Tábompravocê, Sombrille e Ziê.>
Secretária de Polícitas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo diz que a parceria é importante porque o AFD é um evento já conhecido pelo público baiano e que gera visibilidade para a moda produzida aqui na Bahia e proposta da Expo Mulher vem a somar, o objetivo é fomentar negócios femininos gerando trabalho e renda para as mulheres de Salvador. >
"O dia 19/11 é o Dia Internacional de Empreendedorismo Feminino e no dia 20/11 temos o dia da Consciência Negra, por isso estávamos procurando um lugar para a realização da primeira edição da Expo Mulher nesse final de semana e soubemos que o Afro Fashion Day aconteceria nessa mesma data no Pelourinho. Foi uma excelente coincidência, as propostas se complementam e contribuíram ao propósito de fomentar o empreendedorismo feminino, principalmente das mulheres negras da nossa cidade", disse.>
Com foco em sustentabilidade, a Tábompravocê é uma marca consolidada, com 24 anos de história no mercado. Grande parte dos seus acessórios são produzidos de tubos de PVC, retalhos de tecidos, cordões de algodão e entre outros, transformando em biojoias. >
“Produzimos acessórios em cores, dourado e prateado com búzios. Colares, brincos, braceletes e anéis são algumas das nossas produções”, explica Mario Farias, CEO da marca. Para a passarela, ele vai levar max brincos em tecidos coloridos e dourado e colares de cordões de algodão em cores e dourado.>
Será o oitavo ano do Afro Fashion Day, que nas duas últimas temporadas, o AFD contou com edições virtuais – um fashion film e um desfile gravado. >
O retorno será nos braços do povo: aberto ao público, que terá acesso livre à sua programação, o projeto de moda que celebra o mês da Consciência Negra destaca a produção de estilistas, marcas e designers de acessórios baianos e o talento de modelos pretos em um megadesfile coletivo que terá a capoeira como tema. >
Marcado para acontecer a partir das 18h, no Terreiro de Jesus o desfile contará com um elenco de cerca de 100 pessoas, entre modelos, capoeiristas e outros convidados, destacando o tema em um show de moda e arte. Os 75 looks apresentados são criações de 43 marcas e estilistas baianos, uma franco-camaronesa e um coletivo de acessórios. Todos os modelos serão maquiados com produtos Vult, marca apoiadora do AFD 2022.>
Duas vitrines do TikTok, marca patrocinadora do evento, serão montadas no circuito do desfile para que o público interaja e crie seus próprios conteúdos.>
O roteiro e direção artística é de Gil Alves, projeto arquitetônico da GMF Arquitetos, de Giuseppe Mazzoni, cenografia de Rafael Bittencourt, trilha sonora do DJ e produtor musical Telefunksoul e projeção a laser de Homem Gaiola >
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio de TikTok, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio do Shopping Barra, Suzano, Vult e Salvador Bahia Airport e parceria da Melissa. >