Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vitor Villar
Publicado em 23 de outubro de 2017 às 21:29
- Atualizado há 2 anos
Tudo indica que a péssima fase do Vitória em casa e o resultado do último Ba-Vi renderam um novo apelido para o Leão: ‘mamão com açúcar’. Pelo menos foi isso o que os rubro-negros mais ouviram dos rivais tricolores na “resenha” desta segunda-feira (23).>
“Ô! Um time que joga 15 em casa e perde dez é o quê? Mamão com açúcar! Jogar no Barradão agora é assim”, disse o locutor Sílvio Mendes, da Metrópole FM, autor do apelido.>
Ainda na Fonte Nova, no domingo (22), depois que o último clássico do ano terminou com o triunfo do Bahia por 2x1, já teve torcedor chamando o colega rubro-negro pelo apelido. Depois, a resenha invadiu as redes sociais. Teve gente acordando e fazendo o enjoativo prato só para enviar a foto para o rival pelo WhatsApp.>
A mente por trás da alcunha até corrigiu a torcida tricolor: “Não é ‘mamão com açúcar’, é o contrário! É ‘açúcar com mamão’. O açúcar vem na frente temperando o mamão”, detalha Sílvio Mendes.>
“Mamão não precisa colocar açúcar porque já é doce, né? Mas o Vitória se complica, bota açúcar e o mamão fica ainda mais doce para o adversário”, completa o locutor.>
Mendes conta que o apelido veio à mente na transmissão da derrota do Leão por 2x1 para a Chapecoense, pela 16ª rodada. E ganhou força depois da derrota por 2x1 para o Sport, quando Sílvio Mendes o repetiu ao vivo. A locução rodou as redes sociais e foi parar no Redação SporTV, programa nacional apresentado pelo jornalista André Rizek.>
“Quando o Vitória tinha um time respeitado pelos adversários, criei um bordão ‘caiu no Barradão, pode encomendar o caixão’. Agora, me acho no direito de reclamar criando algo diferente. Depois de dez porradas em casa, virou ‘caiu no Barradão é açúcar com mamão”, explica Mendes.>
O locutor diz que tem sofrido ameaças de torcedores por conta da brincadeira, e que deixou de ser escalado para o jogo Vitória x Atlético Goianiense, no próximo domingo (29), no Barradão, por causa disso.>
“É uma coisa irreverente, de gozação. Melhor do que chamar de lixão ou de outras coisas por aí, como aquele bostético do Joel Santana chamou o Bahia de sardinha. Eles não podem dizer que por ser torcedor do Vitória não posso fazer isso. É da minha criatividade”, disse.>
Na camisa Uma marca de vestuário voltada para a torcida tricolor antecipou a tendência e fez uma camisa do “mamão com açúcar” para vender durante o jogo, em um estande na Fonte Nova. Resultado: não teve para quem quis. O estoque da Bancada Um a Mais esgotou antes mesmo do apito final. >
“Temos uma marca de roupas casuais para mostrar o orgulho de ser Bahia, com dizeres da torcida. Para o Ba-Vi, a gente criou uma linha de brincadeira com a rivalidade. De longe, a que fez mais sucesso foi realmente a do ‘mamão com o açúcar’”, conta Luiz Castelo, criador da marca.>
A ideia surgiu após a locução de Sílvio Mendes rodar o país: “A gente fez tudo em menos de uma semana. Foi uma maratona para conseguir levar as camisas para a Fonte Nova”, conta Luiz Castelo. A marca vende produtos a R$ 88 e a R$ 59, em homenagem aos títulos nacionais do Esquadrão. A camisa do “mamão com açúcar”, por exemplo, sai por R$ 88.>
O criador diz que, por conta do sucesso, a camisa estará de volta e poderá ser comprada pelo site da Bancada Um a Mais ou em um evento na Barbearia La Firma, na Pituba, sexta-feira (27).>