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Portal Edicase
Publicado em 18 de julho de 2025 às 16:35
Por mais competente que alguém seja, alcançar novos patamares depende de muito mais do que esforço individual. Em um cenário profissional cada vez mais interconectado, o valor de uma boa rede de contatos, o networking , ganha bastante destaque e influência. >
Trilhar uma trajetória relevante envolve posicionamento inteligente e interações bem conduzidas. Nesse cenário, mesmo ações sutis podem gerar impactos duradouros, desde que praticadas com consistência, empatia e propósito. >
“O networking é a criação e manutenção de uma rede de contatos, geralmente profissionais”, explica Mariana Almeida, psicóloga com foco em psicoterapia e orientação profissional. O principal objetivo dele é obter novas oportunidades de negócios e novas posições de trabalho, intercâmbio de conhecimentos e formação de alianças profissionais. >
Após estabelecer alguns contatos profissionais, é importante saber como cultivá-los. “A melhora no networking acontece quando se consolida os relacionamentos previamente estabelecidos, sempre se mantendo em contato com eles e também tomando cuidado para não os deixar somente como um instrumento para alavancar a sua carreira ou resultados profissionais”, alerta Mariana Almeida. >
Se você tem dificuldade em estabelecer e manter contatos profissionais, não se preocupe. Com ajuda da psicóloga Mariana Almeida, listamos dicas infalíveis para você melhorar o seu networking e alavancar sua carreira . Confira! >
Use-o para contatar pessoas importantes para você, vá a palestras, cursos, seminários e workshops. Utilize esse período a seu favor. >
Tanto nos locais mencionados no item acima quanto em outros, a possibilidade de conhecer alguém que contribua com sua área de atuação existe. O ato de entregar e receber cartões é uma boa forma de iniciar uma relação. >
Não foque somente o conhecimento técnico de sua área. Transite entre os assuntos, mostrando que você tem algo mais a oferecer. >
Leia jornais, blogs e assista aos noticiários. >
Vá ao cinema e ao teatro, assista a séries e leia livros fora da sua área de atuação. Acompanhe campeonatos esportivos de que mais gosta, entre outros assuntos que possam ser um tópico de conversa. >
Não contate a sua rede somente quando precisar. Chame os contatos para sair, curta ou registre algum comentário em suas redes sociais , ou seja, se interesse por outros aspectos da vida de seus conhecidos. >
Utilizá-las para manter o contato é, hoje em dia, fundamental. Ao mesmo tempo, é preciso certo cuidado para não se expor demais. >
Demonstre interesse pelos projetos e desafios dos outros, oferecendo apoio quando possível. Pessoas lembram de quem contribui sem esperar retorno imediato. >
Entre em comunidades da sua área em fóruns, aplicativos ou grupos de mensagens. Esses espaços favorecem trocas constantes e conexões espontâneas. >
Cumpra prazos, seja ético e demonstre consistência no trabalho. A reputação profissional atrai conexões valiosas sem que seja preciso buscá-las ativamente. >