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Autos: Aceleramos o esportivo que faz de 0 a 100 km/h em 6 segundos

Renault está finalizando os estudos para trazer ao país o Mégane em sua versão R.S

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2014 às 10:13

 - Atualizado há 2 anos

Em boa fase, com a presença de carros como o VW Golf GTi e Honda Civic Si, o mercado de esportivos no Brasil poderá aumentar em breve, pois a Renault está finalizando os estudos para trazer ao país o Mégane em sua versão R.S. O modelo ajustado pela divisão esportiva da marca francesa já está homologado e só depende da definição de preço.

"Nosso teto é R$ 120 mil, acima disso é complicado", revelou Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, no Salão do Automóvel de São Paulo. O executivo explicou que a decisão final irá depender do câmbio, pois o veículo seria importado da França. Como comparação, o Golf GTi custa entre R$ 102 mil e R$ 140 mil, já o Civic Si custa R$ 119.900.Produzida na França, a configuração esportiva do Renault Mégane foi testada em São Paulo e pode ser vendida em 2015 no Brasil. Foto: Oswaldo Palermo/RenaultAinda em comparação com esses dois rivais, o Renault é o mais potente, entrega 265 cv (a 5.500 rpm) contra 220 cv (a 4.500 rpm) do VW e 206 cv do Honda (a 7 mil rpm), o único aspirado dos três. O 2.0 é basicamente o mesmo usado no Fluence GT, porém desenvolve 85 cv a mais e gera 36,7 kgfm de torque a 3 mil rotações por minuto - no Fluence são 30,6 kgfm. Os pistões e bielas são reforçados. Sódio é usado dentro das válvulas de escape. Assim, o calor é dissipado com mais controle e a peça fica mais fria. O ar entra mais facilmente nos quatro cilindros graças à aerodinâmica retrabalhada na admissão. O turbo é mais refinado para gerar mais pressão. O trocador de calor do óleo é novo e o comando de admissão é variável. Também há um novo mapeamento eletrônico na injeção.

Em relação às transmissões, enquanto o VW utiliza um câmbio automático sequencial de dupla embreagem, o Renault e o Honda optam por sistemas manuais. Os três possuem seis marchas e a escolha é muito pessoal. Os puristas preferem o manual, mas o DSG da VW é bem rápido. Foto: Oswaldo Palermo/RenaultACELERANDONas pistas bem pavimentadas que ligam a cidade de São Paulo à Campinas e região a única preocupação do motorista do Mégane R.S. é não ultrapassar os limites - às vezes foi preciso apelar para o limitador e o controlador de velocidade. Mas a cada saída de pedágio o motor volta a atiçar e mostra que pode levar o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.

A direção é bem direta e precisa, o que transmite muita segurança ao condutor. A suspensão tem calibragem esportiva, ou seja, está longe de privilegiar o conforto. Mas também não é extremista, oferece um bom nível de maciez. Ou seja, é um esportivo que pode ser utilizado no dia-a-dia sem comprometer a coluna. Foto: Oswaldo Palermo/RenaultMas o R.S. vai além da força. O sistema multimídia R-Link é de série e inclui uma tela colorida de sete polegadas, com GPS integrado (já funcional no Brasil), Bluetooth e também comanda o som, que utiliza alto-falantes da Bose.

Para completar, ar-condicionado de dupla zona, bancos com acabamento em couro, partida por botão e ajustes elétricos para o banco do motorista. Só ficou faltando um teto solar.