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Marca da Chrysler terá veículo nacional e lança SUV de luxo

Apresentado em março, o Renegade será fabricado no país estará à venda em um ano. Já o novo Cherokee chegará no segundo semestre

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2014 às 10:43

 - Atualizado há 2 anos

Um mês e meio após revelar que o Jeep Renegade será o primeiro produto a ser feito no Polo Automotivo de Pernambuco, a Chrysler começou a explicar qual a estratégia para o utilitário esportivo compacto, que também será fabricado na Itália e na China.O veículo será exibido pela primeira vez no Brasil entre 30 de outubro e 9 de novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo. Menos de seis meses depois ele já estará disponível na rede de concessionárias da Chrysler, que até lá terá bem mais que as 42 lojas que possui atualmente. Os revendedores Fiat terão prioridade para assumir novas concessionárias, mas o Renegade não irá ser exposto ou comercializado nos showrooms da marca."Hoje participamos de apenas 25% do mercado de utilitários esportivos Brasil. Com o Renegade, iremos competir nos outros 75%", declarou Adriano Resende, diretor de marketing da Chrysler. De acordo com o executivo a empresa irá oferecer um produto com itens inéditos neste segmento a preços competitivos.Entre as marcas que fazem parte da Chrysler - que conta ainda com Dodge, Ram e Mopar -, a Jeep é a que tem mais novidades no momento. Recém-lançada nos Estados Unidos, a nova geração do Cherokee teve sua importação confirmada para o segundo semestre e a atualização do Grand Cherokee com motorização diesel já está sendo distribuído no país.

[[galeria]]SUV de luxo Com quase 5 milhões de unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 1993, o Grand Cherokee é o maior e mais luxuoso veículo da Jeep.  A nova configuração diesel, que é oferecida apenas na versão topo de linha (Limited), apresenta todas as renovações já disponíveis desde janeiro nos modelos equipados com o motor a gasolina Pentastar V6 3.6: câmbio automático de oito velocidades com opção de trocas sequenciais de marchas por aletas sob o volante, conjuntos óticos dianteiro e traseiro redesenhados e sistemas multimídia de entretenimento e informação atualizados.O destaque desta configuração é o motor diesel desenvolvido pela VM Motori. Produzido na Itália, esse V6 turbo de 3.0 litros produz 241 cv de potência a 4 mil rpm e rende 56 kgfm de torque entre 1.800 e 2.800 rpm. É um propulsor que tem mais força em baixas rotações que o Pentastar que equipa as demais versões deste veículo à venda no Brasil.Para completar, uma transmissão automática de oito marchas que pode ter controle manual por aletas instaladas atrás no volante. Fornecido pela Zf, esse equipamento conta com conversor de torque modulado eletronicamente e, junto com o motor, é associado a tração integral nas quatro rodas gerenciada pelo Quadra-Trac II. Esse sistema possibilita que o condutor escolha qual o melhor ajuste para cada tipo de terreno ou ainda optar por um modo automático, onde o próprio veículo seleciona qual o melhor ajuste entre tração e outros parâmetros para enfrentar corretamente os obstáculos, como pedra, areia, neve ou lama.Em relação à segurança, a lista cresceu e passa de 50 itens, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de oscilação de reboque, Front Park Assist e Selec-Speed. A tecnologia a bordo também se apresenta no novo sistema multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas e GPS integrado, além do quadro de instrumentos configurável, com display de LCD TFT de 7 polegadas e do sistema traseiro de entretenimento, com leitor de Blu-ray e duas telas de alta definição de 9 polegadas, atrás dos encostos de cabeça dianteirosAvaliaçãoA Jeep propôs um teste que simula o uso de um proprietário do Grand Cherokee. Saímos de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira (SP), até o Pico do Imbiri, que tem 1.862 metros de altitude. No caminho, pistas de asfalto bem pavimentadas, trechos sinuosos e um trecho de terra no acesso ao Pico. Além do conforto, o veículo ficou mais suave graças ao novo câmbio. Como era esperado, os desafios off-road foram superados com facilidade. De acordo com Alexandre Aquino, gerente de produto da Jeep, o consumo melhorou em 10% com a utilização do novo câmbio.Com motor a gasolina, o Jeep Grand Cherokee será oferecido nas versões Laredo e Limite, que custam respectivamente R$ 185.900 e R$ 219.900. Com propulsor a diesel, está disponível apenas na configuração Limited, por R$ 239.900. Entre os concorrentes deste Jeep estão o Land Rover Discovery 4 e o Mitsubishi Pajero Full.

O jornalista viajou a convite da Chrysler