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Mitsubishi oferece três modalidades de curso para quem quer pilotar

O piloto, que venceu 12 campeonatos da Stock Car, mostra detalhes do Lancer R e do circuito Velo Città, onde acontecem os cursos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2015 às 14:27

 - Atualizado há 2 anos

O carro utilizado no Racing Experience e no Racing School é um Lancer R, e os cursos são ministrados no autódromo Velo Città, no interior de São Paulo (Foto: Murilo Mattos/Mitsubishi)Quem acompanha corridas de carro sempre tem a curiosidade de conhecer melhor o equipamento, e até mesmo pilotar um dos bólidos. O Brasil oferece poucas oportunidades para quem quer realizar esse desejo que, às vezes, se torna um sonho.A Mitsubishi oferece três opções, que vão desde a opção de pilotar um esportivo em um autódromo homologado pela FIA até dirigir um carro real de competição e ter a possibilidade de ser habilitado para tirar uma carteira de piloto.Minha escolha foi pelo programa Racing Experience. Depois de fazer a inscrição como qualquer aluno, recebi um vídeo AQUI com as primeiras instruções do multicampeão Ingo Hoffmann. O piloto, que venceu 12 campeonatos da Stock Car, mostra detalhes do Lancer R e do circuito Velo Città, onde acontecem os cursos. Nesse “dever de casa”, Ingo já mostra, inclusive, quais as marchas e pontos de frenagem ideais.

No dia do curso, ministrado no Racing Center do autódromo localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, recebo o equipamento e, com os outros alunos, já assistimos a aula teórica utilizando um macacão de competição. Na sala, é impossível não deixar de lembrar o que o professor já fez nas pistas. De F1 aos principais campeonatos de turismo do Brasil e participação em diversas modalidades em todo o mundo, Ingo Hoffmann competiu por quase 40 anos. É uma lenda.Lancer perde os itens para agregar equipamentos de competição. Barras de metal são colocadas para proteger  em caso de acidente (Foto: Murilo Mattos/Mitsubishi)Por isso tudo é importante prestar muita atenção aos seus ensinamentos. O primeiro ponto que ele toca é sobre a postura dentro do carro. Posicionar corretamente o banco e ficar atento à posição das mãos é fundamental para um bom domínio do veículo e, consequentemente, garantir a segurança. A empunhadura do volante, por exemplo, deve seguir a posição de 9 horas e 15 minutos em um relógio.Entre outras dicas, o campeão prega a direção suave. Ele destaca que é preciso ter em mente que cada ação terá uma reação, por isso é importante tentar pilotar de forma tranquila, para não deixar a adrenalina tomar conta.PRÁTICA   Depois da teoria é hora de ir para a pista. A minha primeira saída foi em um Lancer R com Ingo pilotando. O circuito é bem seletivo e chamava a atenção como esse senhor de 61 anos pilota de forma limpa. Prestei bastante atenção em sua pilotagem, trocas de marcha e locais de tangência.Na sequência, passei para o lugar onde mais queria estar desde que me inscrevi no curso: atrás do volante. O Lancer R tem 306 cv de potência, tração integral, pneus slick e não possui nenhum equipamento de conforto. Tudo é retirado, do ar-condicionado aos bancos traseiros. No lugar é colocada uma gaiola de proteção, chamada de santoantonio, banco e cinto de segurança de competição. No dia, o termômetro marcava 33° graus Celsius. Mas, dentro do carro, com macacão, luvas e capacete, a sensação era de cerca de 50° graus.Saí para a pista e fui seguindo as instruções pelo rádio. Como numa primeira volta de kart, fui sentindo o carro e observando o traçado. A cada volta sentia que era possível frear mais próximo da curva. E nessa hora lembrei das palavras de Ingo: “Uma das coisas que é importante aprender é a entrada e saída de curva. Não adianta entrar muito rápido e perder na saída. A gente mostra isso nos gráficos. É preciso achar a velocidade certa. Nem mais, nem menos”.Na segunda sessão fui mais rápido e mais confiante depois de entender o que estava fazendo certo e o que não era o ideal. Os freios de um carro de competição não são suaves como os de um automóvel de rua. Não há o servo freio e é preciso pisar forte. Ao conversar com amigos, a primeira pergunta era “qual foi a velocidade máxima?”. Sinceramente, o que o piloto se preocupa é em ficar atento às luzes. Quando pisca a primeira vermelha é hora de trocar a marcha. CUSTO  O Racing Experience, que dura um dia, custa R$ 4.785. O curso seguinte, o Premium Racing School, custa R$ 11.880 e tem dois dias de duração. A opção mais barata, mas que não utiliza um carro de competição, mas um esportivo de alta performance, o Lancer Evolution X, tem valores distintos de acordo com o dia escolhido. Na quarta-feira sai por R$ 2.200, na quinta ou na sexta-feira fica R$ 220 mais caro e nos finais de semana custa R$ 2.640. Todos podem ser pagos em até seis vezes no cartão de crédito. Para este ano os primeiros cursos começam em março e as inscrições já estão abertas. Para participar, acesse www.mitsubishimotors.com.br, passe o cursor pela aba Mundo Mit e em seguida selecione a opção na seção Mit Drive Club.O jornalista viajou a convite da Mitsubishi