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Testamos a versão mais radical do Jeep Cherokee; confira o desempenho

O Trailhawk começou a ser vendido no segundo trimestre e custa R$ 214.900

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2015 às 08:17

 - Atualizado há 2 anos

Encarar qualquer desafio off-road com o conforto de um SUV luxuoso está presente desde a concepção do Jeep Cherokee Trailhawk. Apresentado ao público brasileiro no Salão de São Paulo, no final do ano passado, essa versão do Cherokee chama a atenção pelas linhas suaves da carroceria que contrastam com a aparência robusta do modelo. Essa configuração é a única da linha que carrega o emblema “Trail Rated” da marca e ganha rack no teto, pneus especiais com rodas mais estreitas e detalhes pretos em vez de cromados. Nos para-choques, ganchos para ajudar a sair de um atoleiro  ou rebocar outro carro, além de ângulos maiores de entrada e saída. No interior do utilitário, a Jeep colocou todo conforto, segurança e tecnologia disponíveis para garantir uma melhor experiência off-road. O Cherokee Trailhawk tem espaço confortável para quatro adultos (e uma criança) e vários equipamentos como ar-condicionado digital dual zone, central multimídia completa - que inclui navegação por GPS - sensores de estacionamento traseiros e dianteiros e sete airbags. Esse Jeep tem 29,9º de ângulo de entrada, 32,2º de saída e 22,9º de rampa. O SUV tem22,1 centímetros de altura livre do solo (Foto: Marcos Camargo/Divulgação) Experiência O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi o local escolhido para colocar à prova o Cherokee Trailhawk e avaliar todo o potencial off-road do veículo. Dividido em Pequenos Lençóis e Grandes Lençóis, com manguezais, restingas e dunas, o local é um desafio permanente e natural para veículos 4x4, os únicos que atravessam a região. E o desempenho do Cherokee Trailhawk não poderia ter sido melhor: encarou todos os obstáculos com bravura.

O maior desafio ao atravessar os Lençóis e alcançar o Oceano Atlântico são as dunas de areia branca e o calor de apenas 30°C do Inverno na região. Com Low Range (4x4) no Active Drive Lock ligado e Sand/Mud escolhido no Selec-Terrain, é hora de atravessar as trilhas de vegetação rasteira e areia fofa que conduzem ao parque. E o Cherokee Trailhawk segue firme atravessando as trilhas sem hesitação, com os 271 cv do motor (mais detalhes sobre a mecânica na página 6) respondendo à aceleração para escapar da traiçoeira areia fina da região.

O Inverno na região dos Lençóis Maranhenses é marcado pela ausência de chuvas que, junto com o vento constante, evapora a água das centenas de lagoas que se formam durante o período chuvoso. Por sinal, o vento também é responsável por fazer as dunas estarem sempre em movimento, mudando as trilhas de lugar e acrescentando dificuldade extra para atravessar o parque.Bem acabado, o interior tem revestimento em couro (Foto: Marcos Camargo/Divulgação)Finalmente, as primeiras dunas de areia são avistadas e é hora de acelerar e utilizar todo o torque  para subir sem sustos e, ao alcançar o topo, mergulhar na direção da próxima duna. Nesse momento, os ângulos maiores de entrada e saída desta versão fazem diferença e dão mais segurança tanto nas subidas  quanto nas descidas. Fica evidente que o emblema “Trail Rated” não é apenas um enfeite, mas a garantia de um veículo que tem off-road no DNA.

Se as dunas escondem camadas de areia fina, ou falsa como dizem os guias locais, esse Jeep enfrenta estas subidas sem hesitar, bastando para isso sempre acelerar  mais forte para subir com segurança. E mesmo quando o Cherokee ficava preso na areia bastava engatar a ré, utilizar toda a tração para desatolar e novamente acelerar para superar mais uma duna. Vale ressaltar que o nível de ruído dentro da cabine é baixíssimo mesmo quando o giro do sobe para encarar as dunas mais verticais.

O controle de descida (HDC)  também garante descidas com segurança, deixando a emoção somente para o motorista e demais integrantes da equipe ao mergulhar depois de subir as dunas. Toda tecnologia e estrutura do modelo transformam o off-road em condições extremas numa experiência segura e muito confortável neste Jeep puro-sangue.

O Trailhawk começou a ser vendido no segundo trimestre e custa R$ 214.900.  As outras versões do Cherokee são a Longitude, oferecida por R$ 184.900,  e a Limited, que custa R$ 199.900.

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Sistema eletrônico e robustez do conjunto motriz se destacamO Cherokee Trailhawk vem equipado com o motor V6 Pentastar de 3,2 litros que desenvolve 271 cv de potência e gera 32,2 kgmf de torque. O propulsor, que tem baixíssimos níveis de ruído e vibração, está acoplado a um câmbio automático de nove velocidades, que conta com opção de trocas manuais.

O sistema Selec-Terrain de controle de tração do Trailhawk tem cinco configurações: Auto, Snow (neve), Sport, Sand/Mud (areia/lama) e Rock (pedras). É só girar o controle para escolher o modo de tração mais adequado. O controle de tração tem ainda o modo Auto para obter um desempenho 4x4 seguro em qualquer tipo de estrada ou condição climática. Também é possível o bloqueio de  diferencial traseiro e reduzida por meio do Active Drive Lock, que ainda ajusta os freios.

Outros recursos exclusivos para a prática do fora de estrada mais radical são o controle de descida (HDC) e o controle de velocidade off-road, que opera no plano e em subidas. Esses equipamentos formam o Selec-Speed Control, que administra de modo automático a velocidade em níveis baixos e seguros, para ultrapassar pedras, descer e subir grandes obstáculos e percorrer pisos de baixa aderência, deixando o motorista responsável apenas por controlar a direção do utilitário esportivo.

As suspensões dianteiras e traseiras independentes do Cherokee Trailhawk oferecem uma excelente dinâmica e estabilidade de condução na estrada. O sistema de direção hidráulica eletrônica é sensível à velocidade, se ajustando automaticamente a uma condução esportiva na estrada ou diminuindo o esforço na hora de manobrar.

Os Lençóis MaranhensesO Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 146.584 hectares e está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. Inserido no bioma costeiro marinho, é composto de manguezais, restingas e dunas. Os Lençóis Maranhenses abrigam ainda lagoas interdunares de água doce e apresentam ventos fortes e chuvas regulares. O clima na região é sub-úmido seco, com temperaturas médias de 26ºC.

As estações são bem definidas: chuvosa,  de janeiro a julho, e seca, de agosto a dezembro. As chuvas contribuem para o controle da umidade da região e para formação de lagos  de água doce.

Nos meses de dezembro e janeiro, e algumas vezes até o final de fevereiro, no período de transição entre as estações chuvosa e seca, os Lençóis Maranhenses eventualmente secam, fazendo as lagoas desaparecerem temporariamente.

A beleza única das dunas de areia branca e das diversas lagoas formadas pela água da chuva atrai turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro. 

* O jornalista viajou a convite da Jeep