CDL espera estabilidade nas vendas de Natal na capital baiana

Diretor da CDL diz que não acredita em uma movimentação tão alta

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 29 de outubro de 2015 às 07:22

- Atualizado há um ano

Diferente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-BA), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador) espera que as vendas no final do ano sigam o mesmo patamar do ano passado. Foto: Divulgação/EBC“Está muito difícil fazer uma previsão. Porém, o nosso sentimento geral é de que, pelo menos, não haja uma queda no faturamento em relação ao ano anterior”, afirma o diretor de tecnologia e operações da CDL Salvador, Felipe Sica. “Se o lojista conseguir isso, já vai ser positivo. Para nós, estabilidade já é algo bom”, complementa. Sobre os shoppings da capital baiana, que em alguns casos esperam aumentar sua movimentação e faturamento em cerca de 10% no Natal, Sica diz que não acredita em uma movimentação tão alta. “Cada shopping tem sua estratégia e deve planejar sua operação. De qualquer forma, esperamos não ter nem queda e nem aumento das vendas”.

Em entrevista ao CORREIO, o presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto, já havia revelado que os estoques das lojas estão cheios e, por isso, o volume de encomendas será pequeno. “A situação é grave e difícil. A tendência é que sejam poucas encomendas, apenas compras no atacado muito específicas”, afirmou à coluna Negócios.

“A prioridade deve ser desovar o estoque que ainda está aí”. Ele também afirmou que os lojistas soteropolitanos acumulam, em 2015, uma queda de até 20% no volume de vendas nos setores mais críticos. A recomendação de Neto para os empresários varejistas é que eles sejam mais conservadores, comprando menos.