Descontos de 5% no IPVA valem até quarta para carros com placa zero

Pagamento pode ser feito nas agências ou caixas do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 20:27

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Arquivo CORREIO

O prazo para contribuintes que têm carros com placas terminadas em zero podem pagar até esta quarta-feira (27) o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. Quem preferir pode pagar o IPVA em três parcelas, com a primeira cota vencendo também nesta quarta. Sem desconto, é possível pagar a cota única até 27 de novembro.

O pagamento pode ser feito nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. O pagamento é integrado, ou seja, também é preciso pagar a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas ligadas ao Renavan em questão.

Este é o último prazo para desconto previsto no calendário anual do IPVA, que teve início em fevereiro com redução de 10% no valor do imposto para quitação antecipada do pagamento, válido para qualquer placa. Ao longo do ano, o calendário estabeleceu prazos sucessivos de concessão de desconto de 5% para pagamento em cota única, de acordo com o dígito final da placa, começando com o número 1 e terminando com o zero.

Finais 7, 8 e 9 Também neste mês de setembro, os proprietários de veículos com placas de final 7 e 8 que optaram pelo parcelamento devem ficar atentos ao prazo da terceira cota, ou ao pagamento integral do imposto, em cota única sem desconto, que vencem nos dias 28 e 29, respectivamente. Para placas de final 9 com parcelamento, 28 de setembro é o prazo para pagar a segunda cota.

O calendário anual pode ser consultado no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.