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Priscila Natividade
Publicado em 3 de junho de 2019 às 07:00
- Atualizado há 2 anos
O bolo tem uma textura macia e também leva queijo. Mas a iguaria não é só mais um sabor novo disponível no cardápio do Rancho do Bolo. Sócia da rede, Tuiza Barreto garante: ele ‘pega marido’ sem nem precisar colocar o pobre do Santo Antônio de cabeça para baixo. “É um bolo de leite bem tradicional, com gostinho de interior e que brinca com as tradições juninas em torno do santo casamenteiro. Além de ser um produto novo, rola um engajamento bacana nas redes sociais”, destaca a empresária. >
Esta é só uma das inovações que o Rancho do Bolo desenvolveu para fisgar o consumidor pelo ‘bucho’ e conquistar, sobretudo, a clientela das solteiras. A expectativa é quadruplicar a venda de bolos regionais em junho. “Apesar de trabalharmos com um produto tão tradicional, o mercado hoje é extremamente competitivo e o cliente está cada vez mais exigente. Para se diferenciar, a gente precisa estar em constante movimento, seja através do lançamento de um novo produto ou de uma nova experiência”, explica Tuiza.>
E a solução é mesmo inovar no produto e no serviço para sair na frente da concorrência e ganhar um dinheiro abençoado pelos santos juninos. Segundo o cofundador da Escola de Empreendedorismo Sempreende, Altair Camargo, quem quer faturar mais no período de São João vai precisar ir além do milho e do amendoim, porém, mantendo a tradição.>
“Muitas pessoas, por exemplo, estão evitando comer glúten ou lactose. Inove produzindo as comidas típicas de São João adaptadas. Outra tendência é a das festas intimistas, afetivas. Talvez se especializar em decoração e organização de festas com esse estilo possa ser uma alternativa para sair do comum e atingir um público diferente”, aconselha.>
Mais ideias>
De olho nessas tendências, a proprietária da Fit Prime, Kallen Dantas, foi em busca de uma receita de bolo de milho, paçoca e canjica sem açúcar. No mix de produtos juninos entrou também o arroz de leite e o brigadeiro de pasta de amendoim. “Tudo foi desenvolvido em cima de muito teste e estudo. São pessoas que têm restrições alimentares e acabam se privando de muitas coisas, principalmente em datas como o São João”, diz.>
Kallen é do município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. Até o fim do mês passado, a nutricionista tinha, pelo menos, 20 encomendas de bolos para o São João. Ela também fornece os produtos para a cafeteria Fino do Leite e tem até blogueira da região fazendo desafio fit com os seus produtos juninos. “A procura por alimentação saudável é cada vez maior. Eu apostei muito na propaganda e em desenvolver um produto com qualidade. É preciso dar atenção a esse público, sentir a dificuldade e trazer uma solução”, completa a nutricionista. >
Outro ponto fundamental é focar na personalização, como destaca o gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira. “Quando você for entregar esse produto, tente fazer com que ele seja único. A entrega de uma maneira diferente vai tornar o feedback muito melhor. Vale a criatividade. São coisas que chamam a atenção do cliente”. >
O gerente regional do Sebrae também enumera mais algumas sugestões de negócios: “Uma boa alternativa é investir no congelado, mingau, bisnagas congeladas da massa do bolo, coisas que permitam que as pessoas possam consumir esses produtos em outra época. Outra opção é inovar nos recheios do bolo. Assim, é necessário se adequar a demanda”. >
CINCO DICAS IMPORTANTES PARA GANHAR DINHEIRO NO SÃO JOÃO>
1. Entenda as tendências de mercado Crie produtos que atinjam o público que faz parte dessas tendências. Foque em um nicho específico e ofereça soluções de acordo com desejos e necessidades desse mercado. >
2. Se antecipe Quanto antes, melhor. O consumidor precisa saber onde vai encontrar esses produtos e serviços juninos. Prepare-se para atender a demanda. É importante ser ágil nas respostas. Muitos clientes que compram esses produtos têm pressa e valorizam a disponibilidade imediata. >
3. Inove Ainda que se trate de uma data tradicional, é possível adotar estratégias para ganhar da concorrência. A dica é oferecer algum produto ou serviço exclusivo. Que tal oferecer o serviço de maquiagem ao cliente que vai em busca do vestido ou criar um novo sabor de pamonha? >
4. Valor agregado Se torne referência. Para que essa estratégia seja duradoura, além de rentável, é importante que ela esteja de acordo com os pontos fortes do empreendedor, seus valores e com o que ele gosta de fazer.>
5. Praticidade e comodidade Desenvolva um processo de logística que agrade ao cliente, que faça com que ele tenha o produto em menor tempo possível e que esse produto chegue para ele no melhor grau de qualidade. Aposte na apresentação, embalagem e também em boas condições de pagamento.>