Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carmen Vasconcelos
Publicado em 26 de janeiro de 2022 às 22:57
- Atualizado há 2 anos
O empreendedorismo não surgiu na vida de Sara da Silva de forma planejada e consciente. Ela estava experimentando uma mudança de vida, havia casado, compreendia que não poderia permanecer trabalhando como babá e queria algo para chamar de seu. >
“Na época, a minha mãe mandava umas calças leggings do Brasil para me ajudar no projeto de perder peso, ter uma vida mais saudável e as pessoas perguntavam onde eu havia comprado. Isso foi há mais de sete anos e eu estava morando na Inglaterra, onde os produtos similares eram muito inferiores e transparentes”, contou Sara, durante a conversa com Flávia Paixão, no programa ao vivo Empregos e Soluções desta semana. Sara da Silva contou que o empreendedorismo começou na sua vida de modo despretensioso (Foto: Reprodução/Instagram) Ela fez questão de pontuar que, na época, o pensamento era bem imediatista: vender umas peças, fazer um dinheiro e comprar comida. “Mas outras coisas foram acontecendo para que a expansão ocorresse, como o fato de ter ganhado o Miss Fitness Irlanda e a criação dos grupos no Facebook, que me possibilitavam uma venda direcionada e tranquila. Por muito tempo, me mantive satisfeita com essa forma de fazer comércio e pronto”, afirmou.>
Aposta única A empresária, que mora no exterior há 12 anos, reconhece que seu maior erro foi ter se acomodado e apostado tudo numa única forma de publicizar e vender seu produto. As coisas começaram a mudar quando a rede social modificou a forma de comercializar através dela, impedindo que houvesse um perfilamento do público para quem poderia comercializar suas peças. >
Sara também reconheceu que demorou muito de compreender que as coisas estavam mudando e a plataforma da moda era o Instagram. “Foquei muito em um e acabei abandonando o outro. Hoje, meu desafio é o TikTok, para onde já estou com um certo atraso”, confidenciou. Sara reconheceu o equívoco ao apostar tudo numa única forma de comercializar seus produtos (Foto: Reprodução) Apesar desses equívocos, Sara foi buscar conhecer mais sobre marketing digital e voltou a crescer no negócio escolhido. Desde o início da pandemia, a marca de Activewear que leva o seu nome experimentou um crescimento surpreendente, afinal, ninguém mais estava comprando em lojas físicas e seu e-commerce disparou. “O problema veio com a retomada da vida normal, quando mais uma vez precisei apostar na capacidade de adaptabilidade para permanecer nos negócios”, ressaltou. >
Resiliência No ano passado, a morte da mãe trouxe um recolhimento natural e Sara se viu abandonando as redes sociais, que eram as principais vitrines do produto. Com a queda nas vendas, a brasileira precisou ser hábil e rápida para descobrir onde estava errando e consertar para seguir adiante. >
“Criei um estúdio em casa, de onde produzo meus conteúdos para as redes sociais e percebi que o retorno é maior aqui do que no escritório, por exemplo”, diz. A estratégia de estudar as possibilidades do marketing digital fez com que, nas últimas semanas, a marca Sara da Silva alcançasse 45% a mais de curtidas e comentários nas redes sociais e tivesse um aumento de 70% no alcance de visualizações. Para quem quer investir num negócio próprio, a empresária é enfática em lembrar que os desafios fazem parte (Foto: Reprodução) Para o público presente no ao vivo, a empresária fez questão de pontuar que os desafios na tarefa de ter o próprio negócio sempre existirão, seja no Brasil ou no exterior. “Esses desafios acompanharão o negócio ao longo da existência e o que vai mudar é a sua experiência e a escala que eles terão. Então, só posso recomendar coragem e resiliência para seguir em frente”, completou.>
Para assistir ao conteúdo completo da conversa com Sara da Silva, basta acessar a página do Correio, no Instagram. Os programas ficam gravados e possibilitam assistir ou rever qualquer trecho desejado. O programa ao vivo Empregos e Soluções é apresentado às quartas-feiras, sempre às 18 horas, na página do Correio, no Instagram. >