Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Donaldson Gomes
Publicado em 13 de maio de 2025 às 17:25
O Grupo JCPM celebrou os seus 90 anos de história na noite da última segunda-feira (dia 12), em Recife, com uma festa que enalteceu suas origens nordestinas. Reforçando o orgulho de suas raízes, o grupo que é dono dos shoppings Salvador e Salvador Norte, na capital baiana, projeta novos investimentos na região, incluindo a ampliação dos espaços de compras e entretenimento. Em Salvador, está prevista a ampliação do Salvador Norte em quase 10 mil metros quadrados (m²). Em Recife, o RioMar também deve ser ampliado. Ainda em Pernambuco, o grupo avança com a construção de condomínio residencial no litoral, o ‘Praia de Guadalupe’. No Ceará, o investimento será em uma nova unidade empresarial, o RioMar Fortaleza 2. >
O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, lidera as comemorações pelos 90 anos da empresa com dois grandes eventos. O primeiro foi o que aconteceu em Recife, no Teatro RioMar Recife, cidade onde reside. O segundo evento será realizado no dia 20, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, sua terra natal. Na última segunda-feira, o empresário de 86 anos, que começou a trabalhar nos negócios da família aos 9 anos, era só alegria e disposição. >
Referência nacional nos setores de shopping centers, o Grupo JCPM ocupa hoje uma posição de liderança no Nordeste e figura entre os cinco maiores do Brasil, além de atuar com destaque nos segmentos imobiliário e de comunicação. A trajetória começou em 1935, com uma pequena mercearia fundada por Pedro Paes Mendonça na Serra do Machado, interior de Sergipe. Desde então, o grupo consolidou-se como uma potência no varejo, destacando-se com a rede de supermercados Bompreço, vendida no ano 2000, e ampliando sua atuação para novos mercados e segmentos estratégicos.>
Ao longo das últimas duas décadas, o Grupo JCPM investiu aproximadamente R$ 5,6 bilhões na construção de 1,5 milhão de metros quadrados em empreendimentos próprios. Atualmente, o grupo tem participação em 11 shoppings — sendo responsável pela administração direta de sete deles — distribuídos pelos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. Juntos, esses empreendimentos geram mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, reafirmando o impacto socioeconômico da atuação do grupo na região.>
Novos Investimentos>
Na capital baiana, o Salvador Norte Shopping está em ampliação com uma nova área de 9.402,50 m², no piso térreo (L1), que vai abrigar, entre outras lojas, o supermercado Mix Mateus, representando uma expansão de 20% da sua área locável. O mall, localizado no bairro de São Cristóvão, recebe ainda serviços de revitalização em fachada, iluminação, estacionamento e banheiros. >
Entre os grandes novos projetos está o sofisticado e inovador Condomínio Praia de Guadalupe, no município de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, cujas obras avançam: após o lançamento de 42 lotes em uma área de 80 mil m², o projeto concentra-se agora na construção de casas altas e de uma marina. O condomínio ocupa um trecho de 1,2 milhão de metros quadrados, sendo 70% de área preservada, em um espaço integrado à natureza, com completa estrutura de lazer. >
Outro destaque é o fortalecimento do mix dos shoppings como centros de eventos e entretenimento, a exemplo do maior shopping do Nordeste, o RioMar Recife, que ganha uma nova área gourmet, em um terraço climatizado, com vista para o mar e para o rio Capibaribe, no Piso L2, e uma nova área de restaurantes no L3, com abertura ao público prevista para o segundo semestre deste ano. Até o final do ano, o empreendimento passa a contar ainda um espaço de eventos, com estrutura para receber congressos, feiras, convenções corporativas, fortalecendo o turismo de negócios da capital pernambucana, com o diferencial de uma localização estratégica próximo à rede hoteleira e ao aeroporto, e a comodidade que o shopping oferece, como amplo estacionamento e serviços de alimentação.>
Já no Ceará terão início as obras do Empresarial RioMar Fortaleza 2, edifício comercial interligado ao shopping no bairro do Papicu. Com área total de 12.884 m², o empreendimento terá 20 pavimentos, e deve abrigar 260 salas comerciais, além de um mezanino com cinco salas de reuniões, com investimento de R$ 70 milhões.>