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Lojas de Salvador fazem promoções para zerar estoques; veja algumas ofertas

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, os empresários estão fazendo qualquer negócio para estimular as vendas

  • Foto do(a) author(a) Juliana Montanha
  • Juliana Montanha

Publicado em 13 de fevereiro de 2016 às 07:32

 - Atualizado há 2 anos

Passado o Carnaval é hora do varejo rebolar para conseguir metralhar os estoques e impulsionar as vendas. O comércio está armado de promoções pós-festejos para reverter os efeitos da crise que se arrasta desde o ano passado. As lojas  de eletros, por exemplo, estão parcelando os produtos em até 12 vezes sem juros. Há promoções também para carros novos, itens de papelaria, cosméticos e outros produtos.   

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, os empresários estão fazendo qualquer negócio para estimular as vendas. “A crise no varejo está muito séria e se agrava a cada dia. É necessário que o lojista sacrifique sua margem se não quiser fechar as portas ou ter que ir buscar empréstimo no banco”.

A solução está em dar o máximo possível de desconto para atrair o consumidor, que continua retraído quando o assunto é gastar. “As promoções são uma forma de buscar uma maneira de sobreviver e o comerciante tem usado muita criatividade para conseguir trazer de volta o cliente para as lojas”, ressalta Paulo Motta.

Estratégias de guerra O GBarbosa apostou em ofertas na área de eletros, celulares, papelaria e materiais de limpeza. A mochilete infantil High Fashion ou Monster Truck sai por R$ 59,90. A lancheira com os mesmos personagens custa R$ 25,90. O material escolar pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito GBarbosa.  

O smartphone LG Joy é mais um dos produtos em promoção na loja. O aparelho à vista custa R$ 599,90.  Na seção de eletros, o parcelamento é ainda maior: a loja divide em até 12 vezes sem juros.

“O pós-Carnaval é uma oportunidade para o varejo zerar o estoque de material escolar, além de contar com um movimento maior de procura por celulares por conta das pessoas que perdem o aparelho durante a folia. O varejo busca muita força neste período”, assegura o gerente de Marketing do GBarbosa, Thiago Donald.

Amanhã, quem for às Lojas Americanas vai encontrar descontos, principalmente, na área de papelaria e material escolar. Entre eles, os cadernos estampados a partir de  R$ 3,99, com uma matéria, ou, R$ 6,99, com dez matérias.

Mais promoçõesAté o dia 21 de fevereiro, as lojas do Boticário também estão com descontos que podem chegar a 50% nas linhas de cosméticos e cuidados pessoais. São mais de 450 itens. Produto como o gel iluminador Make B Lumina Collection sai pela metade do preço, de R$ 61,99 por R$ 30,99. Já o  gel de limpeza facial Águas Termais Nativa SPA está sendo vendido por R$ 21,99.

Para quem estava esperando uma boa oportunidade para trocar o carro, na Indiana Veículos o novo Ford Ka está com  desconto de R$ 3 mil, saindo por R$ 38.990. “Pelo nosso plano de financiamento, o cliente paga 68% de entrada e consegue financiar o saldo em 30 vezes com taxa zero”, afirma o gerente da Indiana Iguatemi, Leonardo Ferreira.

O financiamento sem juros também é o atrativo da Baviera Veículos. Na concessionária, o Gol 15/15 custa R$ 35.990 e com uma entrada de 50% é possível parcelar o restante do valor em 24 vezes sem juros.

A temporada de promoções será ainda mais intensa no fim do mês por conta do início  da campanha Liquida Salvador, que acontece no dia 28.

Sebrae e CDL realizam curso voltado para a Liquida SalvadorEmpresários e funcionários de 12 shoppings da capital baiana participarão, entre os dias 17 e 24 de fevereiro,  de capacitações gratuitas envolvendo técnicas de vendas, atendimento ao público e merchandising. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae  Bahia e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador e visa preparar os  lojistas para o aumento da demanda gerada pela Liquida Salvador, que começará no dia 28 de fevereiro.

“As atividades do curso também incluirão técnicas de gestão visual da loja, que ensinam, por exemplo, como o ambiente deve ser arrumado para receber os clientes, e como as mercadorias e promoções devem estar dispostas para atrair o consumidor”, explicou o  gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira.  

Para os lojistas que atuam no comércio de rua da capital baiana, o treinamento acontecerá em quatro turmas, e ocorrerá na sede da CDL, no Largo dos Aflitos, nos  dias 23 e 24 deste mês. “Esperamos que o empresariado possa participar ativamente da ação. Não adianta capacitar apenas o funcionário, pois ele sozinho não consegue aplicar os conhecimentos na prática”, afirmou.

Uma orientação que será reforçada durante o curso é a necessidade de trabalhar com promoções realmente interessantes. “O desconto precisa ser real. Ao chegar na loja, o cliente deve encontrar um preço atraente e decidir realizar a compra para não perder uma boa oportunidade”, justifica.

As inscrições  podem  ser realizadas  pelo  email  [email protected], telefone 3320-4027, ou através das  associações de lojistas de cada shopping.