Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Juliana Montanha
Publicado em 13 de fevereiro de 2016 às 07:32
- Atualizado há 2 anos
Passado o Carnaval é hora do varejo rebolar para conseguir metralhar os estoques e impulsionar as vendas. O comércio está armado de promoções pós-festejos para reverter os efeitos da crise que se arrasta desde o ano passado. As lojas de eletros, por exemplo, estão parcelando os produtos em até 12 vezes sem juros. Há promoções também para carros novos, itens de papelaria, cosméticos e outros produtos. >
Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, os empresários estão fazendo qualquer negócio para estimular as vendas. “A crise no varejo está muito séria e se agrava a cada dia. É necessário que o lojista sacrifique sua margem se não quiser fechar as portas ou ter que ir buscar empréstimo no banco”. >
A solução está em dar o máximo possível de desconto para atrair o consumidor, que continua retraído quando o assunto é gastar. “As promoções são uma forma de buscar uma maneira de sobreviver e o comerciante tem usado muita criatividade para conseguir trazer de volta o cliente para as lojas”, ressalta Paulo Motta.>
Estratégias de guerra O GBarbosa apostou em ofertas na área de eletros, celulares, papelaria e materiais de limpeza. A mochilete infantil High Fashion ou Monster Truck sai por R$ 59,90. A lancheira com os mesmos personagens custa R$ 25,90. O material escolar pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito GBarbosa. >
O smartphone LG Joy é mais um dos produtos em promoção na loja. O aparelho à vista custa R$ 599,90. Na seção de eletros, o parcelamento é ainda maior: a loja divide em até 12 vezes sem juros. >
“O pós-Carnaval é uma oportunidade para o varejo zerar o estoque de material escolar, além de contar com um movimento maior de procura por celulares por conta das pessoas que perdem o aparelho durante a folia. O varejo busca muita força neste período”, assegura o gerente de Marketing do GBarbosa, Thiago Donald. >
Amanhã, quem for às Lojas Americanas vai encontrar descontos, principalmente, na área de papelaria e material escolar. Entre eles, os cadernos estampados a partir de R$ 3,99, com uma matéria, ou, R$ 6,99, com dez matérias. >
Mais promoçõesAté o dia 21 de fevereiro, as lojas do Boticário também estão com descontos que podem chegar a 50% nas linhas de cosméticos e cuidados pessoais. São mais de 450 itens. Produto como o gel iluminador Make B Lumina Collection sai pela metade do preço, de R$ 61,99 por R$ 30,99. Já o gel de limpeza facial Águas Termais Nativa SPA está sendo vendido por R$ 21,99. >
Para quem estava esperando uma boa oportunidade para trocar o carro, na Indiana Veículos o novo Ford Ka está com desconto de R$ 3 mil, saindo por R$ 38.990. “Pelo nosso plano de financiamento, o cliente paga 68% de entrada e consegue financiar o saldo em 30 vezes com taxa zero”, afirma o gerente da Indiana Iguatemi, Leonardo Ferreira. >
O financiamento sem juros também é o atrativo da Baviera Veículos. Na concessionária, o Gol 15/15 custa R$ 35.990 e com uma entrada de 50% é possível parcelar o restante do valor em 24 vezes sem juros.>
A temporada de promoções será ainda mais intensa no fim do mês por conta do início da campanha Liquida Salvador, que acontece no dia 28.>
Sebrae e CDL realizam curso voltado para a Liquida SalvadorEmpresários e funcionários de 12 shoppings da capital baiana participarão, entre os dias 17 e 24 de fevereiro, de capacitações gratuitas envolvendo técnicas de vendas, atendimento ao público e merchandising. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Bahia e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador e visa preparar os lojistas para o aumento da demanda gerada pela Liquida Salvador, que começará no dia 28 de fevereiro. >
“As atividades do curso também incluirão técnicas de gestão visual da loja, que ensinam, por exemplo, como o ambiente deve ser arrumado para receber os clientes, e como as mercadorias e promoções devem estar dispostas para atrair o consumidor”, explicou o gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira. >
Para os lojistas que atuam no comércio de rua da capital baiana, o treinamento acontecerá em quatro turmas, e ocorrerá na sede da CDL, no Largo dos Aflitos, nos dias 23 e 24 deste mês. “Esperamos que o empresariado possa participar ativamente da ação. Não adianta capacitar apenas o funcionário, pois ele sozinho não consegue aplicar os conhecimentos na prática”, afirmou.>
Uma orientação que será reforçada durante o curso é a necessidade de trabalhar com promoções realmente interessantes. “O desconto precisa ser real. Ao chegar na loja, o cliente deve encontrar um preço atraente e decidir realizar a compra para não perder uma boa oportunidade”, justifica.>
As inscrições podem ser realizadas pelo email [email protected], telefone 3320-4027, ou através das associações de lojistas de cada shopping.>