Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Multinacional Henkel cresce mais de 10% na América Latina em 2008

A empresa, fabricante das marcas Super Bonder, teve faturamento de 780 milhões

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2009 às 01:48

 - Atualizado há 2 anos

A empresa Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, divulgou nesta quinta-feira (26) seus resultados financeiros de 2008. No ano fiscal de 2008, a empresa na América Latina teve um crescimento em vendas orgânicas de 10,7%, e atingiu 780 milhões de euros. A região ultrapassou o crescimento orgânico da Europa (+3,7%), Estados Unidos (-1,4%) e Ásia (+2,2%). A Henkel Brasil teve um crescimento em vendas de 7% e atingiu 300 milhões de euros, com destaque para as áreas de adesivos industriais e produtos de tratamento de superfícies, seguido pelaárea de cosmética profissional e de adesivos para o consumidor final e para profissionais.

No mundo, a Henkel aumentou suas vendas em 8,1% para 14,1 bilhões de euros, com contribuição de todas as divisões (adesivos, cosméticos e detergentes). Esse aumento substancial é devido principalmente à aquisição dos negócios de adesivos e materiais eletrônicos da National Starch, ocorrida em abril de 2008. O crescimento orgânico de vendas (ajustado para o câmbio e aquisições/desinvestimentos) chegou a 3%, de acordo com as previsões para o ano.

O lucro operacional ajustado ('adjusted EBIT') mundial aumentou 9,1%* e chegou a 1,495 bilhão de euros, crescimento devido também à consolidação dos negócios adquiridos da National Starch. Esse resultado foi afetado pelas despesas de reestruturação vindas do programa de excelência global e da integração dos negócios adquiridos da National Starch.

A margem EBIT foi de 5,5%, enquanto a margem EBIT ajustada diminuiu de 10,5% para 10,3%, devido principalmente ao impacto substancial do aumento nas matérias primas das divisões de detergentes e de adesivos. O resultado financeiro de 2008 reflete um ganho de 1,042 bilhão de euros da venda da participação da companhia na Ecolab Inc.

No ano fiscal de 2008, a Henkel gerou 14,1 bilhões de euros em vendas e obteve um lucro operacional de 1,495 bilhão de euros.