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Da Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2009 às 01:48
- Atualizado há 2 anos
A empresa Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, divulgou nesta quinta-feira (26) seus resultados financeiros de 2008. No ano fiscal de 2008, a empresa na América Latina teve um crescimento em vendas orgânicas de 10,7%, e atingiu 780 milhões de euros. A região ultrapassou o crescimento orgânico da Europa (+3,7%), Estados Unidos (-1,4%) e Ásia (+2,2%). A Henkel Brasil teve um crescimento em vendas de 7% e atingiu 300 milhões de euros, com destaque para as áreas de adesivos industriais e produtos de tratamento de superfícies, seguido pelaárea de cosmética profissional e de adesivos para o consumidor final e para profissionais. >
No mundo, a Henkel aumentou suas vendas em 8,1% para 14,1 bilhões de euros, com contribuição de todas as divisões (adesivos, cosméticos e detergentes). Esse aumento substancial é devido principalmente à aquisição dos negócios de adesivos e materiais eletrônicos da National Starch, ocorrida em abril de 2008. O crescimento orgânico de vendas (ajustado para o câmbio e aquisições/desinvestimentos) chegou a 3%, de acordo com as previsões para o ano. >
O lucro operacional ajustado ('adjusted EBIT') mundial aumentou 9,1%* e chegou a 1,495 bilhão de euros, crescimento devido também à consolidação dos negócios adquiridos da National Starch. Esse resultado foi afetado pelas despesas de reestruturação vindas do programa de excelência global e da integração dos negócios adquiridos da National Starch. >
A margem EBIT foi de 5,5%, enquanto a margem EBIT ajustada diminuiu de 10,5% para 10,3%, devido principalmente ao impacto substancial do aumento nas matérias primas das divisões de detergentes e de adesivos. O resultado financeiro de 2008 reflete um ganho de 1,042 bilhão de euros da venda da participação da companhia na Ecolab Inc. >
No ano fiscal de 2008, a Henkel gerou 14,1 bilhões de euros em vendas e obteve um lucro operacional de 1,495 bilhão de euros. >