Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 9 de janeiro de 2010 às 17:43
- Atualizado há 2 anos
O calor do Verão está garantindo muito mais que dias perfeitos à beira-mar e um belo bronzeado. O clima está também mantendo aquecidas as vendas no comércio. De olho em promoções e liquidações que prometem até 80% de desconto, a praia de muita gente tem sido mesmo as lojas e os shopping centers. E não é para menos. Em tempos de cartão de crédito no limite, por causa das compras de final de ano, nada melhor que aproveitar as ofertas para se manter na moda ou equipar a casa. >
As maiores promoções acontecem nos setores de confecções, eletrodomésticos e eletrônicos. As lojas do segmento de confecções, principalmente moda praia, são as mais lotadas. É possível economizar até 20% na compra de um biquíni ou de um short durante a Promoção Mão Aberta, que vai até 31 de janeiro, na C&A, por exemplo. “A meta da loja é vender duas mil peças por dia. Estamos vendendo algo entre 1,4 mil peças, mas até o final vamos conseguir o objetivo de zerar o estoque de dezembro”, afirma a líder operacional da loja, Manuella Menezes. >
Fazer charme e se proteger com óculos escuros também está até R$ 70 mais em conta na Fotótica, que oferece descontos de 70% durante a campanha Bota-Fora, que vai até o final do estoque. “Esperamos crescer 15% com a promoção”, adianta a subgerente Marly Faria Silva. >
Na Esplanada, onde a liquidação promete descontos de até 70%, a meta também é ambiciosa. “Queremos vender R$ 1 milhão. Nosso crescimento já chega a 11% sobre o mesmo período do ano passado, quando não fizemos promoções”, conta o gerente Wagner Pereira. Na loja é possível comprar uma calça jeans feminina por R$ 19,99, economizando R$ 40. >
Na loja Trampolim, do Shopping Lapa, a promoção é de 50% de desconto e, segundo a gerente Márcia Costa, a expectativa é de um crescimento de 30% no volume de negócios. Com tanta oferta, o consumidor acaba mesmo caindo em tentação e comprando o que nem está precisando. “Eu já tinha feito compras no Natal, mas com as ofertas vou renovar o estoque de biquínis”, diz a professora Eliaci Penalva dos Santos. >
Já a estudante Nathalie Borges guardou o dinheiro para fazer compras neste período de ofertas. “Vim comprar shorts e blusas, mas com tanta oferta não sei ainda quanto vou gastar”, afirmou, enquanto namorava outras peças em exposição. >
Nas lojas de eletrodomésticos e produtos eletrônicos, embora as ofertas sejam atrativas, o consumidor está mais cauteloso e boa parte está na fase de pesquisas. As maiores lojas do ramo estão com promoções ou liquidações. Nas lojas do Ponto Frio, até sexta-feira (8), era possível economizar R$ 1 mil na compra de uma TV LCD Sharp de 46 polegadas. O aparelho que custava R$ 3.499,99 estava na promoção por R$ 2.999,99, segundo a loja. >
A rede Casas Bahia deu início no dia 2 de janeiro à campanha de liquidação. Todas as linhas estão com descontos que chegam a 70% e condições especiais de pagamento. A campanha seguirá até quando durar o estoque. >
A guerra de preços inclui ainda a Ricardo Eletro, que realiza a campanha Mega Saldão, com descontos de até 80% em todas as lojas. A Insinuante também exibe na porta das lojas uma série de produtos com preços promocionais válidos para o mesmo dia. >
Queima já começou nos shoppings A tradicional queima de estoque do Shopping Barra vai até domingo, quando o empreendimento promove a Lavagem do Barra. Todas as 260 lojas prometem dar descontos de até 70% e a meta é gerar incremento de público de 35% em relação ao fluxo diário registrado no estabelecimento. Já o aumento no faturamento deve chegar a 9%. >
A Levi's é uma das muitas lojas que estão com ofertas que até superam os 70% no Barra. É o caso de uma blusa feminina que teve o preço de R$ 159 remarcado para R$ 29,90. “Temos vários produtos cujo estoque queremos zerar mesmo. Por isso, os descontos são bem maiores”, explica a gerente Mônica França Silva. Segundo ela, comprar uma calça masculina neste período representa uma economia de R$ 100. Já em uma blusa, a economia é de R$ 60, pagando R$ 39 por uma peça que custava R$ 99. >
“Nossa liquidação já é tradicional. Muitos clientes esperam por ela porque sabem que os preços são realmente convidativos. Os descontos em todo o mix atraem também os turistas que visitam o shopping nesta época de alta estação”, destaca a gerente de marketing, Karina Brito. >
Na última semana de janeiro é a vez do Iguatemi promover uma superliquidação. É a DDD Verão, que promete movimentar as vendas com grandes descontos. O DDD (Dias de Desconto) é a marca oficial das promoções realizadas pelo shopping. Com duração de três dias, a expectativa é de ter um aumento nas vendas de cerca de 13% em comparação com o mesmo período do ano passado. “A nossa ideia é alavancar as vendas e aumentar o fluxo de clientes, além de aproveitar a presença dos turistas que estão na cidade”, diz a gerente de marketing Sheila Arandas. Participarão da liquidação as 532 lojas do shopping. >
Dicas para evitar o impulso As liquidações, principalmente as de janeiro, são a forma encontrada pelo comércio para acompanhar o ritmo da indústria.“ Para o lojista, é importante eliminar estoques, pois a cada dia novos produtos são lançados e é preciso acompanhar as tendências”, diz o diretor da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, Luís da Silva. >
As promoções de início de ano já se tornaram tradição. Mas é preciso ter cuidado. Compras por impulso são vilãs que podem comprometer o orçamento. O alerta é da Associação de Consumidores Pro Teste, que recomenda muita cautela na hora de comprar, para que o esforço realmente compense. >
Desconto no Clube Correio Os assinantes que possuem o Clube Correio, cartão que dá benefícios especiais em diversos tipos de estabelecimentos, podem desfrutar de descontos extras em algumas lojas conveniadas nesta temporada de promoções. São elas: Lacqua Di Fiori (10%), no Shopping Iguatemi e no Center Lapa; Anne (10%), no Salvador Shopping; Sport Brazil (15%),nalojadaPituba; e Levi's (10%), nas unidades do Shopping Iguatemi, Shopping Barra e em Feira de Santana). Mais informações sobre o Clube Correio podem ser obtidas através do telefone (71)3533-3030 ou no site do CORREIO: . >
Dicas para as compras1. Compare os preços para avaliar se realmente vale a pena a oferta. Os anúncios chegam a apontar produtos com desconto de até 70%, mas é preciso ver se o abatimento não é sobre preços inflados. >
2. Não seja afobado. Fique atento na hora de fechar uma compra. O ideal é adquirir itens realmente necessários por preços justos e que correspondam à oferta ou à publicidade. >
3. Não se deixe seduzir pelas vitrines. Nelas, tudo induz a acreditar em produtos e preços ótimos mas, ao entrar na loja, o consumidor verifica que não é bemassim como ele pensava. >
4. Não compre por impulso, só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade para você. Compras por impulso são vilãs que podem gerar endividamento. >
5. Não tenha pressa na compra para poder avaliar e escolher com cuidado os produtos. No caso de roupas e sapatos, prefira os modelos mais clássicos e que tenham cores neutras. >
6. Veja se compensam as promoções do tipo “pegue dois, leve três”, ou que deem brindes, descontos em segunda compra, sorteio de prêmios e outras vantagens. >
7. Tenha cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente se foremda exposição. Lembre-se que não poderá trocar, por isso, confira se não há defeitos que comprometam o uso. >
8. Guarde sempre os anúncios publicitários. O material poderá auxiliar numa eventual reclamação contra a empresa, caso não haja o cumprimento da oferta anunciada. >
9. No caso de produtos com defeitos, exija que a loja ponha na nota fiscal os detalhes do problema. Os prazos para reclamar dos defeitos são: 30 dias (não duráveis) e 90 dias (duráveis).>
(Notícia publicada na edição impressa do dia 9 de janeiro de 2010)>
Veja também>