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Maryanna Nascimento
Publicado em 22 de maio de 2017 às 04:01
- Atualizado há 2 anos
Chef de cozinha, Robson decidiu apostar nas comidas típicas(Foto: Marina Silva/CORREIO)Da venda de comidas típicas à contratação do sanfoneiro, o período junino concentra as festas que mais aquecem o mercado no Nordeste. Quem quer ganhar uma renda extra precisa acender a fogueira dos negócios de imediato e se planejar para não perder as oportunidades trazidas pelo mês que vem. O primeiro passo é definir o produto ou serviço que irá vender e o público-alvo; depois de ter tudo estruturado, investir na divulgação. A funcionária pública Micheli Soares, 33 anos, e o seu marido, Lázaro Fernando, 39, autônomo, apostam na revenda de licores fabricados em Cachoeira. O investimento do casal começou no ano passado, sem muito planejamento. Para este ano, eles pensaram no negócio com mais cuidado. “No último São João, decidimos vender para amigos e familiares, mas foi de última hora e precisamos ir na cidade mais de uma vez porque o estoque acabou”, diz Micheli. O investimento do casal este ano já atingiu R$ 2.200, na compra de 300 litros da bebida, gasolina para a moto - eles mesmos farão a entrega - e embalagens. Eles também expandiram a divulgação e conquistaram novos clientes. Segundo Fabrício Barreto, gestor de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebra-BA), para quem não tem domínio na fabricação de algum produto ou realização de serviço, como é o caso de Micheli e Lázaro, as oportunidades continuam. “A pessoa pode intermediar a venda. Primeiro é preciso saber o que o mercado está demandando e, depois, procurar quem vende aquilo, para que se compre e revende”, diz.InvestimentoPara quem já tem um negócio, a vantagem de não começar do zero é que a festa poderá ser não só um momento de aumento nos lucros, como também a oportunidade de fidelizar novos clientes. “Colocar uma comida típica no cardápio do restaurante, por exemplo, pode atrair um cliente e se o serviço for bom, esse cliente pode voltar”, diz Fabrício.Para esse alcance acontecer é preciso divulgar. O chefe de cozinha Robson Paixão pela primeira vez decidiu apostar em um buffet de comidas juninas. “Atualmente, faço consultoria gastronômica. Como o período é de baixa estação para esse serviço, aproveitei para investir em algum cardápio que fosse típico do São João”. Além de divulgar entre amigos e clientes, Robson utiliza plataformas digitais como a OLX (site de anúncios para compra e venda) para anunciar seu produto.De acordo com Fernanda Carvalho, sócia da empresa Frente & Verso Comunicação Integrada, mesmo quando o negócio é pequeno, é preciso investir na comunicação para ter crescimento. “Um caminho vantajoso são as redes sociais, porque é um ambiente democrático”. Segundo ela, essas redes podem ser usadas por todos, mesmo por quem não domina ferramentas de programação, já que fotos produzidas e de boa qualidade podem substituir uma arte mais elaborada.>
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