Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Safra de grãos na Bahia quebra recorde e aumenta 21,9% em 2008

O faturamento do setor no período foi de R$ 17,9 bilhões

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2009 às 14:06

 - Atualizado há 2 anos

A produção agrícola baiana registrou uma alta recorde em 2008. Segundo dados da Secretaria da Agricultura (Seagri), a safra foi de 6,3 milhões de toneladas de grãos em uma área superior a 2,7 mil hectares. O faturamento no período foi de R$ 17,9 bilhões que representa um crescimento de 21,9% em relação a 2007

Segundo o relatório da Seagri, a cultura que mais contribuiu no volume de grãos produzidos no estado foi a soja, com a colheita de 2,7 milhões de toneladas, seguida do milho, com 1,88 milhão de toneladas colhidas. A cultura de algodão se manteve em segundo lugar no ranking nacional com, produção de 1,16 milhão de toneladas.

Frutas e Pecuária

A produção das principais frutas do estado chegou à marca, em 2008, de 6,6 milhões de toneladas – 39% superior à produção de 2007. A área colhida também apresentou crescimento. Foram mais de 340 mil hectares, sendo 109 mil irrigados.

Os principais destinos das frutas e suas preparações são Países Baixos (Holanda), EUA, Reino Unido e Portugal. O segmento é composto de pólos agroindustriais especializados na produção de polpas, sucos, concentrados e doces.

Na pecuária, o plantel de caprinos e ovinos, com 4,7 milhões de cabeças e 3,6 milhões de cabeças, respectivamente, colocou o estado em primeiro e segundo lugares no ranking nacional.