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Mariana Sales
Publicado em 13 de abril de 2016 às 07:04
- Atualizado há 2 anos
Famoso por constantemente ocupar as primeiras colocações dos rankings de melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio Helyos está na cabeça dos feirenses. Prova disso é que neste ano ele venceu a 12ª edição do Top of Mind na categoria “Escola Particular”, na cidade de Feira de Santana. Na disputa, o Helyos desbancou os colégios Nobre, e Padre Ovídeo, 1º e 2º lugar, respectivamente.“Há alguns anos temos obtido excelentes resultados no cenário nacional através do Enem e diversas premiações. Como se não bastassem as conquistas dentro do país, estamos ampliando nossas possibilidades para horizontes internacionais, através de parcerias e programas de ensino bilíngue”, afirma Patrícia Moldes, coordenadora geral da escola.O colégio pretende inaugurar novos prédios até 2017 (Foto: Divulgação)Atualmente o Helyos ocupa - pela quinta vez consecutiva - a liderança estadual do ranking do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), tendo obtido 693,81 pontos na média das provas objetivas do Enem de 2014. Desde que o Ministério da Educação (MEC) começou a divulgar as notas do exame, o colégio figura entre os mais bem colocados nacionalmente. Na última edição, ele conquistou o 31ª lugar dentre as escolas do Brasil.Para Patrícia, receber um prêmio como o Top of Mind é a confirmação de que o Helyos está no caminho certo. “Agradecemos pela premiação e nos esforçaremos para manter a excelência no trabalho desenvolvido, honrando a confiança de pais e alunos que acreditam em nossa proposta pedagógica”, diz.De acordo com a coordenadora, o sucesso da empresa se deve aos princípios perpetuados pelos contribuidores. “A escola busca trabalhar diariamente, através de funcionários de diversos setores, a autonomia, a rotina de estudos e princípios éticos. Esses critérios favorecem um ambiente de conhecimento prazeroso e desafiador”, conta.Padrão internacionalA escola foi fundada em 1992, como uma extensão do ensino primário em Feira de Santana. Nove anos mais tarde, em 2001, foram implantados os ensinos Fundamental e Médio. No mesmo ano, o Helyos adotou um projeto de educação em duas línguas, o Dual Language Education, no qual os alunos têm disciplinas em inglês todos os dias da semana. As aulas acontecem desde o Grupo 2, por considerarem que a aprendizagem de outros idiomas ainda no início da infância seja mais espontânea. Uma das principais vantagens observadas pela escola é a facilidade com que a segunda língua é adquirida.O engenheiro eletricista Júlio Cesar Chiaradia matriculou a filha Júlia, de quatro anos, no Helyos neste ano e afirma que o ensino em duas línguas foi um dos motivos que o levou a escolher a instituição. “Já ouvia falar do colégio pelo prestígio, foco no vestibular e, principalmente, o ensino bilíngue”, explica.Júlio afirma que, apesar de ter começado a estudar na escola há apenas três meses, a filha já apresenta avanços. “O vocabulário da Júlia está muito mais amplo, ela está mais esperta e já consegue cantar algumas músicas em inglês O colégio é excelente, a adaptação foi bastante tranquila”.Outra medida voltada para a o desenvolvimento internacional foi a recente parceria firmada entre o Helyos e a Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. A iniciativa pretende promover o intercâmbio de conhecimento e experiências sobre o ensino em dois idiomas, ao trazer professores nativos para ensinar a língua inglesa.Tendo como lema principal “resultados pelo mérito”, o Helyos realiza todos os anos um processo seletivo para conceder bolsas integrais ou parciais a jovens de famílias que não têm condições de arcar com o valor integral da mensalidade. InovaçãoBuscando expandir e melhorar a qualidade do ensino, atualmente o Helyos investe em novo projeto. O colégio pretende inaugurar novos prédios para receber alunos em tempo integral. A previsão é que os edifícios, que estão em fase de conclusão, sejam inaugurados no ano que vem. Segundo Patrícia, a ideia é que o estudante volte para casa com as tarefas completas e sem dúvidas em relações aos assuntos aprendidos. “O aluno frequenta suas aulas regulares no turno oferecido pelo colégio e, no turno oposto, desenvolve as atividades paralelas e complementares. No final das contas ele ficará satisfeito por ter desenvolvido uma série de atividades prazerosas. Isso é importante não só para sua formação acadêmica, mas de cidadão consciente”, destaca a coordenadora. Quando a mudança for posta em prática, serão oferecidas aulas de música, teatro, artes plásticas, educação financeira e experimentos em laboratório”.>