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Donaldson Gomes
Publicado em 24 de março de 2016 às 07:43
- Atualizado há 2 anos
Algumas marcas não saem da cabeça das pessoas. Elas estão ali no dia a dia do consumidor, que por vezes nem se dá conta, mas na hora de comprar vai quase por instinto. O gás acabou? A primeira coisa que passa pela cabeça dos soteropolitanos é ligar para a Brasilgás. O colchão está gasto? Ortobom. Precisa de um medicamento? Farmácias Santana. Muitas marcas não saem da cabeça, mas poucas permanecem por tanto tempo como essas três, que são as maiores vencedoras do prêmio Top of Mind.>
Em 21 edições do prêmio que reconhece quais são as marcas mais lembradas, a Ortobom venceu em 20 ocasiões na categoria marca de colchões. Nessa última edição, foi a primeira opção para 85,9% das pessoas que responderam à pesquisa feita pela Potencial Pesquisa & Informação para a definição do Top of Mind, que é realizado em parceria com o CORREIO. >
A Brasilgás, com 18 vitórias, foi a marca de gás de cozinha lembrada por 82,4% da população de Salvador, enquanto a Santana, que acumula 16 premiações, foi a marca lembrada por 69,8%. A cerimônia que vai premiar as 22 marcas vencedoras deste ano acontece no próximo dia 6 de abril.>
O diretor Domiciliar Norte da Brasilgás, José Vianna Sampaio Neto, credita o bom desempenho da empresa à oferta de produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes. “A empresa trabalha continuamente na busca de soluções que atendam a evolução dos hábitos de consumo dos nossos consumidores”.José Vianna Sampaio Neto fala do cuidado na cadeia de produção (Foto: Divulgação/Brasilgás)Como exemplo, Neto cita o lançamento, em 2015, do aplicativo para a venda de gás por smartphone. O serviço foi uma inovação no segmento de atuação da empresa e foi apresentado como um “case” no 28º fórum mundial de GLP (gás liquefeito de petróleo) realizado em Singapura em setembro de 2015.>
Uma das principais distribuidoras de GLP no Nordeste, a Brasilgás está na região desde a década de 50. A forte atuação despertou a atenção da Ultragaz, interessada em expandir seus negócios no país. Por isso, em 1979, a empresa comprou os direitos de utilização da marca nos estados da Bahia, Sergipe e parte de Alagoas. >
Hoje, o nome Brasilgás é utilizado apenas na Bahia, onde se tornou uma das mais importantes empresas da região. Nos outros estados, a companhia optou por atuar com a marca Ultragaz. >
Em 1994, a Companhia investiu fortemente em uma nova base de engarrafamento em Mataripe. Com recursos da ordem de US$ 12 milhões e tecnologia importada da França, a base foi a primeira planta automatizada de engarrafamento de GLP no Brasil e a mais moderna da América Latina. >
A empresa não divulga os valores investidos na área de marketing e publicidade, mas Sampaio Neto ressalta que a área é um destino constante dos investimentos que são feitos pela Brasilgás. “Seja em ações de mídia de massa como a campanha na TV realizada no 1º semestre de 2015, bem como em ações locais como a promoção ‘comprou ganhou’, realizada com a rede de revendedores autorizados”, enumera ele, os investimentos estão sempre acontecendo.>
“Confiança” é a palavra utilizada por Sampaio Neto para explicar o sucesso da marca Brasilgás. “A relação com os nossos consumidores é marcada por uma história de confiança construída ao longo de anos de atuação”, explica. >
Ele lembra que o produto está inserido no cotidiano das famílias baianas, dentro da casa das pessoas. Por isso mesmo, credita a boa imagem no mercado ao cuidado em relação à fabricação do produto. “Podemos dizer que o segredo da venda está no cuidado que a empresa tem em cada etapa do processo, desde o envase e manutenção dos botijões em nossas bases até a entrega realizada por funcionários treinados”, afirma. Este cuidado, diz ele, permitiu o reconhecimento através de diversos prêmios de qualidade no mercado nacional. “O atributo segurança é um fator crítico de sucesso no mercado de gás de cozinha. Portanto, o consumidor, em sua decisão de compra geralmente busca equilibrar a oferta de produtos e serviços de procedência com um preço justo”, destaca.>
Nascida na BahiaHá sete décadas nascia a marca que se tornou a primeira lembrança do baiano na hora em que ele precisa de um medicamento. Em 1945, o médico José Lemos de Sant’Ana criou, em Itaberaba, a primeira unidade da Farmácia Sant’Ana. Anos depois, a drogaria já estava na capital e foi ganhando espaço em todo o estado da Bahia. Com foco em preços diferenciados e qualidade no atendimento, a rede de farmácias Sant'Ana consolidou-se no mercado e possui hoje 126 unidades em todo o estado. >
Há três anos, ela uniu-se com a Brasil Pharma, uma das maiores empresas do setor de varejo farmacêutico no Brasil. >
O gerente geral da rede na Bahia, Lívio Silva, considera o foco no atendimento ao cliente como o segredo para o sucesso da rede. “A Farmácia Santana é sinônimo de farmácia na Bahia, prezando sempre pelo atendimento de forma personalizada dos nossos clientes e disponibilizando o melhor preço”, explica.>
Silva acredita que a intensa presença na cidade é um trunfo da Farmácia Santana. “A Santana tem uma alta capilaridade, principalmente em Salvador e, às vezes, brincamos que ‘tem uma Santana em cada esquina’. Isto nos ajudar a marcar nosso nome na cabeça do cliente, além do nosso nível de serviço”, ressalta.>
No mercado de atuação da empresa, a qualidade do atendimento é tão importante quando a oferta de produtos a preços acessíveis, diz. “Prezamos sempre pelo equilíbrio entre oferecer o melhor produto aos nossos clientes com o melhor preço, através de negociações com nossos parceiros comerciais”, explica o gerente geral. >