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Da Redação
Publicado em 12 de fevereiro de 2020 às 11:51
- Atualizado há 2 anos
Em dezembro de 2019, as vendas do varejo na Bahia cresceram 1,3% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais (que desconsidera, por exemplo, o Natal), após o aumento de 3,5% que já havia sido registrado na passagem de outubro para novembro.>
No país como um todo, de novembro para dezembro, o varejo apresentou variação negativa (-0,1%), com 18 dos 27 estados mostrando quedas nas vendas. O resultado da Bahia foi o quarto melhor. Rio Grande do Sul (3,5%) e Amapá (2,0%) lideraram nos avanços, enquanto Rondônia (-9,5%) e Roraima (-13,8%) tiveram os piores desempenhos.>
Frente ao mesmo mês de 2018, em dezembro/19 as vendas na Bahia também cresceram (7,4%). Nessa comparação, o desempenho do varejo no estado foi bem superior à média nacional (2,6%) e acompanhou os resultados positivos registrados em 18 dos 27 estados. Amapá (38,7%) e Paraíba (10,0%) tiveram os maiores crescimentos, enquanto Paraná (-2,8%) e Rondônia (-6,8%) tiveram as quedas mais acentuadas.>
Considerando os dois indicadores (1,3% e 7,4%), o comércio varejista baiano teve, em 2019, o seu melhor dezembro em cinco anos (desde 2013). Levando em conta apenas a comparação com o mesmo mês do ano anterior (7,4%), foi o maior crescimento das vendas para um dezembro desde 2010, no estado (naquele ano o crescimento nessa comparação havia sido de 10,0%).>
Os bons resultados do mês ajudaram o varejo da Bahia a fechar 2019 com alta de 2,1% no volume de vendas – primeiro resultado anual positivo para o setor desde 2014 (quando havia sido registrado um aumento de 4,6%).>
No ano, o varejo baiano cresceu um pouco mais que a média do país (1,8%). Apenas sete estados registraram recuos nas vendas do comércio em 2019. Amapá (16,6%) e Santa Catarina (8,6%) apresentaram os melhores desempenhos no acumulado ano; Alagoas (-2,4%) e Piauí (-6,0%) registraram as maiores quedas.>
Vendas de móveis e eletrodomésticos (8,7%) e combustíveis (6,0%) são as que mais crescem e puxam resultado positivo do varejo baiano em 2019 No acumulado no ano de 2019 (2,1%), o volume de vendas cresceu em seis dos oito segmentos do varejo restrito baiano (que desconsidera as vendas de automóveis e material de construção).>
Com os melhores desempenhos, móveis e eletrodomésticos (8,7%) e combustíveis (6,0%) foram também, nessa ordem, as atividades que mais puxaram o resultado geral do comércio para cima, no ano passado.>
O segmento de móveis e eletrodomésticos apresentou o terceiro crescimento anual consecutivo. Como ocorreu nos anos anteriores, o desempenho positivo foi liderado pelas vendas de eletrodomésticos (10,3%), enquanto as de móveis cresceram menos (4,9%).>
Já as vendas de combustíveis voltaram a avançar após quatro anos seguidos em queda, nos quais o segmento havia sido uma das principais influências negativas para o varejo baiano em geral.>
No outro extremo, os importantes recuos nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-45,4%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-15,8%) puxaram as vendas do comércio para baixo, impedindo um desempenho melhor do setor como um todo em 2019, no estado.>
As vendas do segmento de livros mostraram o segundo ano de quedas consecutivas, com aceleração no ritmo de recuo em relação a 2018, quando haviam caído 15,2%. Já os equipamentos de informática tiveram o primeiro resultado negativo, depois de dois anos de variações positivas. Ambas as atividades viram suas vendas caírem com força (quedas de dois dígitos) em todos os meses de 2019.>
Em 2019, vendas de veículos (1,6%) e material de construção (0,6%) levam varejo ampliado da Bahia a crescer 1,8%, melhor resultado desde 2012 Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado também avançaram tanto frente a novembro (0,8%) quanto na comparação com dezembro de 2018 (8,0%). Ambos os resultados foram melhores que a média do Brasil (-0,8% e 4,1%, respectivamente).>
O varejo ampliado engloba o varejo restrito mais as vendas de de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.>
Os resultados positivos do final do ano contribuíram para que as vendas do varejo ampliado baiano crescessem 1,8% no acumulado em 2019, o maior crescimento anual em seis anos, ou seja desde 2012, quando haviam avançado 11,0%. A taxa de crescimento baiana em 2019 ficou, porém, abaixo da média nacional (3,9%).>
As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (1,6%) cresceram pelo terceiro ano consecutivo, enquanto as de material de construção (0,6%) voltaram a apresentar variação positiva após terem recuado em 2018 (-0,6%).>