Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ex-diretor da Casa Civil vai assumir presidência do Inep

Alexandre é o quarto presidente do instituto somente neste ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2019 às 09:16

 - Atualizado há 2 anos

Ex-diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes vai assumir a presidência do Inep. Ele assume no lugar de Elmer Vicenzi, demitido nessa quinta-feira (16). 

Alexandre é o quarto presidente do instituto somente neste ano. Lopes será o terceiro a assumir a presidência do Inep, que responsável pelo Enem.

Elmar Vicenzi estava no cargo há menos de um mês, substituindo Marcus Vinícius Rodrigues. A demissão de Vicenzi, segundo o jornal O Globo, foi motivada por baixa produtividade. Uma rixa com a consultoria jurídica do órgão também contribuiu para a decisão. Segundo o MEC, a demissão foi a pedido do próprio Vicenzi. 

O Uol afirma que a exonera foi motivada por uma disputa entre Vicenzi e a procuradora-chefe do Inep, Carolina Bicca. O presidente do órgão teria discordado de alguns pareceres da procuradoria e decidiu retirar a função comissionada de um procurador. Carolina não gostou e levou a decisão ao secretário-executivo do MEC Antônio Paulo Vogel.

Vicenzi é delegado da Polícia Federal. Ele foi nomeado pelo ministro Abraham Weintraub e assumiu em 29 de abril. Especialista em Direito Penal e com MBA em Orçameto e Gestão Pública, ele já foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).