Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Acadêmicos lançam livro digital com receitas fáceis e divertidas para famílias fazerem em casa

Desenvolvimento contou com a participação de nutricionistas especialistas na área materno-infantil

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 10 de julho de 2020 às 15:57

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Shutterstock

Pizzqueca: nome de brincadeira ou de comida? E se a resposta for “os dois”? Estudantes e professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram um e-book (livro digital) com receitas fáceis e divertidas, dentre elas a pizzqueca, para pais e filhos fazerem juntos em casa. O livro on-line intitulado de “Gastronomia Divertida” é gratuito e está disponível para download. 

O e-book ensina a fazer sucos, doces e salgados nutritivos, além de trazer receitas saudáveis de hambúrguer de banana, brusqueta nordestina, bolinhos, cremes, tortas, sorvetes, bomba doce de tapioca, dentre outras gostosuras. A construção do e-book contou com a participação de nutricionistas especialistas na área materno-infantil. Além de conter jogos e brincadeiras sobre educação alimentar e nutricional, o livro também apresenta instruções para uma alimentação saudável.

Nos períodos em que está com a família, a criança precisa ter contato com alimentos ricos em nutrientes e ser incentivada a adquirir hábitos mais saudáveis. Por isso, o livro também chama a atenção para os perigos de uma alimentação ruim na infância. 

De acordo com Gastronomia Divertida, “uma alimentação desequilibrada pode determinar um estado de saúde precário na infância e refletir em doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta, além de redundar em excesso de peso e obesidade”.

“As receitas e brincadeiras foram testadas e aplicadas em escolas e creches dos municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB durante o desenvolvimento de projetos de extensão que tiveram o objetivo promover educação nutricional para escolares”, explica na introdução do livro a professora Noádia Priscila Araújo Rodrigues, do Departamento de Gastronomia da UFPB e responsável pela equipe editorial do livro.