Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Candidato à prefeitura de Camaçari, Flávio Matos anuncia o maior polo tecnológico do Nordeste

Polotech deve gerar 17 mil empregos diretos e 30 mil indiretos

Publicado em 25 de outubro de 2024 às 23:00

Projeto capitaneado por empresários internacionais aposta na aceleração econômica de Camaçari Crédito: Divulgação

O candidato à Prefeitura de Camaçari, Flávio Matos (União Brasil), propôs a implantação do Polotech Camaçari, o maior centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Nordeste. Este empreendimento, que envolve bilhões em investimentos privados, promete transformar Camaçari em uma referência nacional, gerando 17 mil empregos diretos e 30 mil indiretos.

O Polotech, idealizado pelo candidato, dará início pela educação, com a construção da Faculdade Municipal de Tecnologia e Inovação, parte de um complexo educacional que visa capacitar milhares de profissionais.

Além disso, 20 mil bolsas de estudo serão oferecidas à população, garantindo que a mão de obra local esteja preparada para as oportunidades que surgirão. “Nunca mais voltará a faltar emprego para o povo de Camaçari. A cidade já é rica e se tornará ainda mais. E essa riqueza chegará às mãos do nosso povo”, afirmou Flávio Matos.

Expansão e descentralização

A Prefeitura de Camaçari já disponibilizou quatro áreas estratégicas para a construção do Polotech. Outros terrenos estão sendo mapeados para garantir que o projeto atinja ainda mais regiões da cidade. As áreas já confirmadas incluem:

1. Hub Tecnológico, na BA-099, Km 39, Estrada do Coco, próximo ao Alphaville Guarajuba, com 135.499,86 m²;

2. Terreno próximo à LIMPEC e ao condomínio Terra Dourada, com 182.150,05 m²;

3. Terreno próximo ao condomínio Vivenda Camaçari, com 106.170,64 m²;

4. Terreno da Faculdade Municipal de Tecnologia e Inovação, localizado no antigo Camelódromo, com 2.998,84 m².

Além dos 17 mil empregos diretos e 30 mil indiretos gerados quando o polo estiver em operação, a fase de construção também criará milhares de vagas para profissionais de diferentes setores, desde pedreiros, eletricistas e operadores de máquinas, até engenheiros civis e gestores de projetos.

Serão mais de 800 empresas dos setores de biotecnologia, inteligência artificial, blockchain, energias renováveis, tecnologia em finanças, entre outras áreas de alta tecnologia, consolidando o município como um polo de inovação e referência no Brasil e no mundo.

Além de gerar empregos para diversas áreas e níveis de formação, o projeto tem um forte compromisso com a sustentabilidade, priorizando tecnologias verdes e incentivando práticas de inovação colaborativa. As contrapartidas sociais e os investimentos que o polo trará irão beneficiar diretamente a comunidade local, seja através da melhoria na infraestrutura urbana, seja pela criação de novos espaços de convivência e lazer.

“O Polotech de Camaçari vai contribuir diretamente para a aceleração econômica da cidade, impulsionando novas iniciativas, além das já previstas, e funcionando como um grande hub de novas profissões e empreendimentos”, concluiu Flávio Matos.