Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Brigitte Bardot namorou jogador do Flamengo, morou no Brasil e transformou destino em 'paraíso secreto'

Atriz francesa tem até uma estátua em cidade no Rio de Janeiro

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 28 de dezembro de 2025 às 07:57

Brigitte Bardot em 'E Deus criou a mulher', de Jean-Luc Godard
Brigitte Bardot em 'E Deus criou a mulher', de Jean-Luc Godard Crédito: Reprodução

A atriz Brigitte Bardot, que morreu aos 91 anos, teve uma relação bem próxima com o Brasil. A lenda do cinema francês namorou um jogador de basquete do Flamengo, Bob Zagury, e morou quatro meses no país. Além disso, foi a responsável por revelar Búzios (RJ), até então um destino paradisíaco 'secreto', ao mundo.

Ela visitou o local, que ainda era distrito de Cabo Frio, em duas situações, ambas no ano de 1964. Chegou pela primeira vez em janeiro daquele ano e ficou quatro meses na cidade. Na época, a francesa resolveu vir ao Brasil por estar muito estressada e desejar passar um tempo em um lugar mais calmo e tranquilo.

Bob Zagury e Brigitte Bardot em Búzios por Divulgação / Prefeitura

Inicialmente, a artista desembarcou no Rio de Janeiro, mas se assustou com a quantidade de fotógrafos e jornalistas. Fugindo da perseguição da imprensa, Brigitte e Bob se refugiaram em Búzios, então uma simples vila de pescadores. Não havia comércio, hotelaria e gastronomia por lá, e a atriz andava de forma simples e despojada, caminhando e visitando praias. Ela tinha o hábito de passear em um fusca vermelho e caminhar pela praia de Manguinhos.

Brigitte deixou o lugar em abril de 1964 e retornou em dezembro do mesmo ano. Mas nunca mais voltou, apesar de ter ganhado de um prefeito o título de cidadã honorária e um terreno na praia de João Fernandes. Também passou a dar nome à Orla Bardot, na Praia da Armação, onde também é representada por uma estátua instalada em 1999.

Em 2017, Brigitte criticou a modernização da cidade. "Guardo recordações únicas. Uma lembrança mágica, magnífica. [...] Foi o lado selvagem do lugar me seduziu. Mas o que Búzios se tornou hoje me deixa atordoada. É uma pena", lamentou, em entrevista à RFI.

Tags:

rio de Janeiro Flamengo Brigitte Bardot Búzios