Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Confira 4 erros comuns de quem está atrás do “shape”

Alguns erros comuns podem dificultar alcançar os objetivos

  • Foto do(a) author(a) Felipe Sena
  • Felipe Sena

Publicado em 7 de janeiro de 2026 às 20:25

É importante ter atenção ao detalhes e saber ouvir o corpo
É importante ter atenção ao detalhes e saber ouvir o corpo Crédito: Reprodução | Freepik

Com a chegada do verão é comum, muitas pessoas se preocuparem com o shape para o verão. Muitos não se sentem confortáveis com o corpo que vai transitar na praia, e acabam querendo compensar os exageros com treino intenso, mas o corpo não vai mudar da noite para o dia, por isso, é importante estar atento a detalhes, inclusive aos erros, alguns deles cometidos com frequência. Confira:

Focar apenas na aparência

Muitas pessoas treinam muitas vezes apenas por estética, mas isso é um erro comum. Mais do que o reflexo no espelho, é importante saber se está com o corpo saudável ou não, baseado em indicadores como bom funcionamento do metabolismo, ausência de deficiências nutricionais, bom desempenho e boa recuperação durante e após as atividades físicas, com menos fadiga e dores. “Um corpo em forma e saudável é aquele que funciona plenamente em todas as suas capacidades, para além da aparência”, explicou a nutricionista esportiva Gabriela Yoshimura, do Espaço Einstein de Reabilitação e Esporte, do Einstein Hospital Israelita, em entrevista à revista GQ.

É importante praticar atividade física regularmente para manter o peso saudável (Imagem: Ihor Bulyhin | Shutterstock) por Imagem: Ihor Bulyhin | Shutterstock

Não se consultar com um profissional

Outro erro é acreditar que um profissional não é importante e buscar resultados imediatos através de medidas extremas, como cortar calorias drasticamente ou excluir grupos alimentares inteiros. Por isso, é importante consultar com um nutricionista que vai elaborar uma estratégia que se adeque à realidade de cada pessoa e aos seus objetivos, com o balanço calórico adequado para sustentar a energia em quando acontece a perda de peso de forma saudável e sustentável.

Usar ‘canetas emagrecedoras’ sem recomendação

Estamos vivendo numa epidemia de uso de ‘canetas emagrecedoras’, como Ozempic e Mounjaro para perder peso, em busca de soluções rápidas, no entanto o uso de medicamentos agonistas do GLP-1, popularmente conhecidos como ‘canetas emagrecedoras’, não é indicado em casos de obesidade ou sobrepeso com comorbidades, quando há um benefício metabólico que compense os potenciais riscos dessas substâncias. Por isso, não são um recurso com finalidade estética.

Ignorar sintomas

Muitas pessoas se questionam o porquê “fazem tudo direitinho”, e mesmo assim, não chegam a seus objetivos. Nesses casos, é importante avaliação médica, principalmente se houver sintomas associados, a exemplo de fadiga e cansaço excessivo, com sensação de esgotamento incomum, alterações de humor e sono, e manifestações físicas como queda de cabelo, mudanças no ciclo menstrual ou palpitações. Além disso, a privação do sono também é um fator para o desequilíbrio hormonal e metabólico.

Tags:

Atividade Física Academia Treino