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Estudo revela as duas atividades extracurriculares que mais estimulam o cérebro das crianças

Esportes em grupo e a leitura por prazer são o combo perfeito para desenvolver o cérebro infantil

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 12 de outubro de 2025 às 12:00

Veja as descobertas da ciência sobre as atividades que seus filhos precisam para ter sucesso
Veja as descobertas da ciência sobre as atividades que seus filhos precisam para ter sucesso Crédito: Freepik

A cada volta às aulas, os pais se dedicam a encontrar atividades extracurriculares que realmente impulsionem o desenvolvimento de seus filhos. Contudo, novos estudos apontam que, em meio a tantas opções, há apenas duas práticas que se mostram superiores na tarefa de aumentar a inteligência e as habilidades cognitivas das crianças. As escolhas certas agora influenciam o futuro.

Crianças por Shutterstock

Estímulos fora da sala de aula são indispensáveis, pois fornecem o impulso físico e mental necessário. Pesquisas recentes com 500 participantes demonstraram que estes hobbies em particular contribuem para uma memória aprimorada, uma maior facilidade de aprendizagem e um raciocínio mais rápido.

É vital que os pais considerem práticas que ofereçam um desenvolvimento bem estruturado, pensando na saúde e no bem-estar dos pequenos. Logo, o foco deve estar em atividades que comprovadamente geram melhorias duradouras no sistema cerebral das crianças, preparando-as para os desafios futuros.

Esportes em grupo remodelam o cérebro

Os esportes coletivos figuram entre os dois melhores caminhos extracurriculares. De acordo com o portal Aufeminin, neurocientistas destacam que as atividades físicas intensas aumentam os desafios cognitivos. Adicionalmente, elas oferecem uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento das habilidades motoras infantis.

Com a prática repetida, o cérebro se aprimora na atividade. Dessa forma, cria-se novas conexões entre os neurônios. As áreas cerebrais mais exigidas na prática esportiva ganham volume, tornando o órgão mais eficiente. Este processo fundamental é cientificamente reconhecido como plasticidade cerebral.

A relevância da orientação especializada 

A presença de um coach ou instrutor é determinante. Eles são responsáveis por guiar a criança e proporcionar um feedback constante sobre ações específicas. O profissional estimula o foco na melhoria contínua, aponta erros sem julgamentos e sugere como evitá-los. Assim, eles compartilham estratégias para acelerar o progresso.

As orientações são repetidas, sendo gradualmente internalizadas pela criança até que se tornem um reflexo automático. A supervisão adulta e os métodos planejados que norteiam essas atividades têm um papel crucial no avanço cognitivo. Consequentemente, a prática é estruturada e busca a excelência no desempenho.

O acompanhamento constante facilita a compreensão dos objetivos e a aplicação da “prática deliberada”. Em contrapartida, a falta de orientação limita o desempenho intelectual. Estudos apontam que crianças sem supervisão, como as que brincam desordenadamente, têm um desenvolvimento inferior.

Além disso, o esporte coletivo é um catalisador social. Ele favorece a socialização, fortalece o espírito de equipe e aprimora as habilidades de relacionamento. Como destacou Howard Becker, participar de uma modalidade em grupo desenvolve múltiplas dimensões da inteligência, incluindo a interpessoal.

O poder transformador da leitura 

A leitura recreativa é a segunda chave para um desenvolvimento pleno. Ela fortalece a criatividade, a linguagem e a capacidade cognitiva. Pesquisadores finlandeses afirmam que a leitura mobiliza "diferentes formas de expressão, vocal, visual, auditiva e imaginativa" simultaneamente.

A atividade de ler exige concentração intensa, resultando em uma melhoria duradoura nas funções cognitivas. Cientistas de Cambridge e Fudan confirmaram que indivíduos que cultivam a leitura por prazer desde a infância apresentam um desempenho acadêmico e cognitivo superior. Este dado é uma luz para os pais.

Estes leitores precoces demonstram melhor desempenho em memória, linguagem, fala e resultados escolares. A diferença é notável em comparação com aqueles que adquirem o hábito tardiamente. Desse modo, a leitura é um pilar para a estrutura cerebral, a saúde mental e a capacidade de aprendizado infantil.