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Agência Correio
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 11:06
A ansiedade de autonomia ainda é o maior obstáculo para adoção de carros elétricos. O teste El Prix, realizado na Noruega, mostra quais modelos realmente entregam mais quilômetros por carga do que o prometido.
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O maior teste de carros elétricos do mundo avaliou modelos em condições reais de estrada. Os resultados revelam diferenças significativas entre a autonomia anunciada e o desempenho real.
>Ranking dos carros elétricos
O luxuoso Lucid Air surpreendeu ao percorrer 829 km até a reserva total - suficiente para ir de São Paulo a Curitiba com uma única carga. Esse desempenho redefine o que é possível na mobilidade elétrica.
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O Tesla Model 3 e BMW iX completam o pódio, com mais de 700 km de autonomia total. Veja ao final da matéria os valores dos testes.
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No teste comparativo com os valores WLTP (padrão europeu), o Tesla Model Y superou em 11% sua autonomia anunciada. Essa diferença equivale a cerca de 100 km extras em viagens interestaduais.
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As marcas chinesas Zeekr e BYD também impressionaram, superando suas especificações oficiais. Esse desempenho comprova a qualidade da tecnologia de baterias desenvolvida na China.
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Os resultados mostram que a autonomia dos elétricos está atingindo níveis comparáveis aos carros a combustão. Com planejamento adequado, é possível viajar longas distâncias sem preocupações.
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Especialistas recomendam manter a carga entre 20-80% para melhor desempenho. Carregar até 100% só é necessário em viagens longas, pois preserva a vida útil da bateria.
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Teste de bateria baixa (km rodados em 20%, 10% e reserva total):
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Teste WLTP (autonomia anunciada x real):
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À medida que mais fabricantes entram no mercado, espera-se que esses números continuem melhorando, tornando os veículos elétricos a escolha óbvia para a próxima década.
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