Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 26 de julho de 2018 às 10:00
- Atualizado há 2 anos
Há 10 anos, Ari Seth Cohen começava o projeto Advanced Style. A ideia era retratar o street style - ou 'estilo das ruas', em tradução lideral - de uma turminha fashion de Nova York. Mas com uma pegada diferente de vários outros blogs: em vez de capturar imagens de gente nova, pelos 20, 30 anos, o fotógrafo queria só idosos. Ari Seth Cohen criou seu projeto em agosto de 2008 (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: "Eu comecei este projeto porque eu era o melhor amigo de minhas avós. (...) Quando conheci essas mulheres e passei a fotografá-las na rua, olhei para elas como se fossem meus ícones. Eu queria ouvir suas histórias de vida e aprender com elas", explicou ao site Out. O trabalho é todo composto com fotos e histórias de pessoas mais velhas (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Idosas posam para o Advanced Style (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Saiu, então, por Nova York, com sua câmera na mão. Como disse, em entrevista ao The Guardian, "eu ando pelas ruas para encontrar os homens e mulheres mais interessantes, elegantes e criativos de uma certa idade, e compilar suas histórias e fotos". O objetivo de Cohen é encontrar pessoas 'interessantes, elegantes e criativas' (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Lana Turner, uma das modelos do blog (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Não demorou muito e o trabalho começou a chamar a atenção das pessoas. Logo se transformou em uma referência de estilo e, em 2012, virou um livro homônimo. A obra ficou esgotada, com mais de 150 mil cópias vendidas. O sucesso foi tanto que ganhou até uma versão para colorir. Em 2012, Advanced Style ganhou seu primeiro livro (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) A obra ganhou até uma versão para colorir (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) No mesmo ano, foi criada uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de transformar o Advanced Style em documentário.
Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:
Ainda em 2012, uma campanha de financiamento coletivo foi criada (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) A ideia era transformar o trabalho em um documentário (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) "O filme acompanha a vida cotidiana e os momentos inspiradores dos idosos mais fashions de Nova York. Esses retratos de mulheres envelhecendo graciosamente com um espírito tremendo desafiarão as ideias convencionais sobre beleza, envelhecimento e a obsessão crescente da cultura ocidental com a juventude", falavam Cohen e a diretora do trabalho, Lina Plioplyte, na explicação do projeto. Assim como o blog, o filme queria mostrar idosos fashions de Nova York (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Mais uma idosa no perfil do Advanced Style (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) A meta inicial era arrecadar 35 mil dólares (hoje, seria, aproximadamente, R$ 130 mil). Sabe quanto a ação arrecadou? Pasme: mais de 55 mil dólares (convertendo para os dias atuais, cerca de R$ 204 mil)!
Assista ao trailer:
O documentário, rodado ao longo de três anos, começa do início de tudo - com Cohen explicando os motivos de ter criado seu blog. Daí então, são mostradas as histórias de sete mulheres, com idades entre 62 e 95 anos, durante pouco mais de 1 hora. O filme chegou a ficar disponível na Netflix Brasil, mas foi retirado do catálogo. O documentário arrecadou mais de 55 mil dólares (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) O filme ficou no catálogo da Netflix Brasil, mas foi retirado (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Acha que acabou? Em 2016, veio o segundo livro, Advanced Style: Older & Wiser. Dessa vez, foram retratadas pessoas ainda mais velhas, de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão, Austrália e Holanda. Os livros Advanced Style e Advanced Style: Older & Wiser (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Para fevereiro do ano que vem, Cohen já planeja o lançamento de Advanced Love, com fotos e histórias de 40 casais idosos. Ano que vem, sairá o novo livro, Advanced Love (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Dessa vez, os casais idosos serão o foco do projeto (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle) Gostou do Advanced Style? Veja mais nos perfis do blog, Facebook e Instagram. No Instagram, há mais de 235 mil seguidores (Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle)