Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Caetano Veloso tenta responder questão do Enem sobre suas músicas, mas não consegue cravar

Cantor avaliou pelo menos duas opções como "mais apuradas"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2023 às 17:52

Caetano Veloso
Caetano Veloso Crédito: Reprodução

Uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (5) trazia músicas do cantor baiano Caetano Veloso. Nesta segunda, um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que nem o próprio artista sabia como responder à pergunta. "Quando olhei, achei que podiam ser todas". 

A questão perguntava o que as letras das canções Alegria, alegria e Anjos Tronchos tinham em comum, “embora oriundas de momentos históricos diferentes”. Paula Lavigne, esposa do cantor, publicou um vídeo em que o cantor tenta responder à pergunta. 

Caetano aparece no vídeo de pijama, lendo a questão no celular. “Quando eu li, achei que são todas”, diz Caetano. “‘Referência às cores como elemento de crítica a hábitos contemporâneos’, na verdade tem isso nas duas letras”, continua, analisando a opção A.

Em seguida, Paula pergunta se o cantor não acha que a opção certa é a B - alternativa que apareceu na maioria dos gabaritos extraoficiais até agora. Caetano então lê a proposição: “‘Percepção da profusão de informações gerada pela tecnológica’. É, está certo. B de bola”.

Ele então diz que a alternativa C, que fala da “contraposição entre os vícios e as virtudes da vida moderna”, também pode estar presente nas duas canções - ou seja, em sua visão também poderia estar correta. Caetano avalia depois a alternativa D - “busca constante pela liberdade de expressão individual”. “Eu achei que era essa, mas aí todo mundo falou: ‘não, é B”, diz Paula. “Eu acho [que é essa] também”, responde Caetano.

Por fim ele fala da opção E, “crítica à finalidade comercial das notícias”, que avalia que também parece estar certa. Avaliação final do artista? “B e a D são, aparentemente, as mais apuradas assim”, concluiu. 

O gabarito oficial do Enem será disponibilizado no dia 24 de novembro, segundo o calendário do Inep.