Destaque do jornalismo baiano, Luana Assiz embarca para intercâmbio nos EUA a convite do governo americano

Os participantes explorarão os valores éticos que fundamentam as investigações jornalísticas

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 10:18

Luana Assiz, jornalista da Rede Bahia,
Luana Assiz, jornalista da Rede Bahia, Crédito: Divulgação / Instagram

Considerada um dos grandes destaques do jornalismo baiano, a apresentadora Luana Assiz, da TV Bahia, embarca para os Estados Unidos no dia 13 de setembro, a convite do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, para participar do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais. A iniciativa tem como objetivo promover a troca de experiências entre profissionais brasileiros e norte-americanos.

Luana será a única jornalista da América Latina a integrar o programa Pesquisa e Investigação II Edward R. Murrow, considerado o mais relevante dos programas oferecidos pelo Departamento de Estado norte-americano.

Durante três semanas, ela e colegas da imprensa internacional irão examinar o papel que os jornalistas desempenham na sociedade dos Estados Unidos ao investigarem diversas questões, e conscientizarem e informarem o público sobre corrupção, suborno, abuso de poder e outros assuntos que afetam o governo, comunidades locais, negócios, meio ambiente, saúde, segurança e sociedade.

Os participantes explorarão os valores éticos que fundamentam as investigações jornalísticas, além de avaliarem o impacto das mídias sociais, jornalismo cidadão e formas alternativas de reportagem no contexto de fornecer informações factuais, precisas e verificáveis. Os participantes também examinarão os esforços das comunidades e especialistas para verificar fatos nas notícias a fim de garantir precisão na reportagem.