Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Espetáculo Ânima mostra a força da mulher em diferentes épocas

Montagem está em cartaz no Teatro Sesc Casa do Comércio até domingo (3)

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 31 de julho de 2025 às 05:00

Beth Zalcman interpreta seis personagens reais
Beth Zalcman interpreta seis personagens reais Crédito: divulgação

Estreia hoje no Teatro Sesc Casa do Comércio o espetáculo Ânima, da filósofa e escritora Lúcia Helena Galvão. A montagem, que tem direção de Luiz Antônio Rocha e atuação de Beth Zalcman, segue em cartaz até domingo (3).

Ânima parte de uma frase da filósofa Delia Steinberg Guzmán: “Desde sempre e para sempre, toda mulher tem parentesco com a primeira estrela brilhante que levou luz ao azul profundo do céu”. Daí, surge uma reflexão sobre a força ancestral da mulher.

No palco, uma tecelã conduz a narrativa entrelaçando histórias de personagens reais que desafiaram seu tempo. Entre elas, Joana D’Arc, Hipátia de Alexandria, Simone Weil, Marguerite Porete, Helena Blavatsky e Harriet Tubman — pensadoras, místicas, líderes e ativistas que transformaram o mundo com coragem e idealismo.

A atriz Beth Zalcman interpreta todas essas figuras em um monólogo que transita entre diferentes épocas, países e contextos históricos, mas que encontra unidade na alma feminina — a “ânima” — que se move por justiça, sabedoria e liberdade. A encenação aposta na iluminação como elemento dramatúrgico e na palavra como instrumento de revelação e afeto.

Zalcman diz que ficou curiosa e ansiosa quando recebeu o texto das mãos da autora. “Na primeira leitura, compreendi que eu viveria uma experiência profunda e bela. Mulheres separadas, recebidas de tempos e espaços distantes, mas conectadas pelo desejo de fazer a vida valer a pena para todos. Para descobrir as experiências e mais uma vez mergulhar no meu silêncio” revelou a atriz, em entrevista à revista Prosa, Verso e Arte.

A autora Lúcia Helena Galvão é filósofa, professora, escritora, poetisa, conferencista e voluntária há 35 anos na organização Nova Acrópole do Brasil. No Instagram, onde fala de filosofia com uma linguagem mais simples que nos meios acadêmicos, ela tem 1,5 milhão de seguidores. Beth Zalcman é atriz e autora e em 2023 ganhou o Prêmio Cenym 2023 de melhor atriz por sua atuação em Helena Blavatsky - A Voz do Silêncio. Atuou nas novelas Reis e Jezebel (ambas da Record) e na série Desalma (Globoplay).

Peça ‘Ânima’. Hoje, amanhã e sábado, às 20h; domingo, às 17h. Teatro Sesc Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves). Ingresso: R$ 130 | R$ 65