Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
redaç[email protected]
A mostra fotográfica “Crias do Dendê” estará exposta no Terreiro de Jesus e da Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, a partir desta sexta-feira (17). O projeto apresenta 50 imagens de baianas e baianos do acarajé registrados pelo fotógrafo Mário Edson, que estarão instaladas nos postes de luz da região, mostrando além do rosto do homenageado, seu nome e as informações sobre onde encontrar seu tabuleiro.
“Crias do Dendê” faz parte das celebrações do dia da Baiana do Acarajé, comemorado em 25 de novembro e da campanha “Dia da Baiana Feliz” realizada pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares - ABAM. O objetivo da mostra é fortalecer as baianas da capital mostrando o rosto e o sorriso de quem tempera nossa terra com dendê nessa profissão que já existe há 400 anos.
Celebração no dia da Baiana do Acarajé
No dia 25 de novembro, às 10h será celebrada uma missa especial em homenagem às baianas de acarajé na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos com a presença do do prefeito Bruno Reis e baianas que sairão em cortejo rumo à Praça da Cruz Caída, acompanhadas pelo grupo percussivo Tambores e Cores, do Mestre Pacote. Chegando à sede da ABAM será realizado um almoço para 400 convidados. Neste dia também haverá uma série de três shows, com as bandas Di Papo, Cangerê de Sinhá, Samba Trator e Viola de Doze.
A campanha “Dia da Baiana Feliz” também realizará é a venda, até 25 de novembro, de um voucher de R$ 10,00, que dará direito a um acarajé completo que poderá ser trocado em 24 tabuleiros de baianas espalhados por Salvador, nos dias 25 e 26 de novembro. Este voucher poderá ser adquirido em tabuleiros, bares e restaurantes e diversos tipos de outros empreendimentos e terá sua renda revertida para a ABAM.
SERVIÇO: Crias do Dendê I a partir do dia 17 de novembro, no Terreiro de Jesus e na Praça da Sé