Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pioneira na TV brasileira, atriz Lolita Rodrigues morre aos 94 anos

Ela estava internada em hospital de João Pessoa, cidade onde morava com a filha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2023 às 10:57

Lolita Rodrigues
Lolita Rodrigues Crédito: Divulgação

A atriz e cantora Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5), aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Uma das pioneiras da TV no país, Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e morreu em decorrência de uma pneumonia. Ela vivia na capital paraibana desde 2015, com uma filha. 

De acordo com a Globo, a médica Silvia Rodrigues, filha da atriz, disse que o corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5) numa cerimônia restrita aos familiares. 

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nome de batismo de Lolita, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929. Ela fez parte da primeira geração da TV no Brasil - um dos marcos da história da televisão local teve participação da atriz e cantora, que cantou o hino da TV brasileira na estreia da TV Tupi, no dia 18 de setembro de 1950.

Lolita Rodrigues
Lolita Rodrigues Crédito: Divulgação

Trajetória

Lolita foi uma das atrizes pioneiras da televisão brasileira, com uma carreira de seis décadas. Ela nasceu em Santos em março de 1929, batizada Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, filha de espanhóis.

O nome artístico remete a esta origem espanhola, que foi referência para sua carreira na música e na dramaturgia, em várias de suas personagens.

Seus momentos marcantes na tela atravessam gerações, da primeira transmissão da história da televisão do Brasil, em 1950, à clássica entrevista ao lado de Hebe Camargo e Nair Belo para Jô Soares, no ano 2000.

Ela começou a carreira ainda criança, no final dos anos 1930, em radionovelas, e depois se popularizou como cantora na Era de Ouro da rádio brasileira. Como cantora, ela participou da primeira transmissão da televisão brasileira, cantando o "hino da TV", na Tupi, em 1950. Nos anos 1950 se tornou também apresentadora, ao lado do marido, Airton Rodrigues, na TV Tupi, onde comandavam o programa 'Almoço com as Estrelas'. Exibido nas tarde de sábado, era tão popular que chegou a ficar no ar por mais de 20 anos.

Lolita inaugurou seu trabalho como atriz vivendo uma cigana na novela Corcunda de Notre Dame, na Tupi, em 1957. Seis anos depois, ela fez a primeira telenovela diária do Brasil, 2-5499 Ocupado, na mesma emissora, como protagonista ao lado de Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Novelas inesquecíveis

Entre as novelas das quais participou na TV Globo estão Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), A Viagem (1994), Terra Nostra (1999), Kubanacan (2003) e Viver a Vida (2009). Entre 2003 e 2006 ela também participou do programa de humor Zorra Total.

No ano 2000, ela deu a hilária entrevista lembrada até hoje por fãs para Jô Soares ao lado de Hebe e Nair Bello. A amizade das três pioneiras da TV foi lembrada em outros momentos anteriores e posteriores.

A amizade que durou a vida toda com as colegas Nair Bello e Hebe Camargo também marcou bastante a imagem de Lolita para o público brasileiro. Uma entrevista das três dada conjuntamente a Jô Soares se tornou um dos maiores sucessos do programa do apresentador. Daquele momento marcante, Lolita era a única que ainda estava viva.

Nair, Lolita e Hebe durante entrevista a Jô Soares
Nair, Lolita e Hebe durante entrevista a Jô Soares Crédito: Reprodução

A atriz teve uma única filha, Silvia, que trabalha e mora em João Pessoa. Por conta disso, em 2015 ela resolveu se mudar para a Paraíba, ficando sob os cuidados de Silvia, levando uma vida mais recolhida. O pai de Silvia, Airton Rodrigues, faleceu em 1993.

A última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017, quando assistiu uma apresentação do espetáculo "Hebe, o Musical", em homenagem à sua falecida amiga, em São Paulo. 

Lolita em A Viagem
Lolita em A Viagem Crédito: Divulgação

Em 2015, em entrevista ao portal Notícias da TV, Lolita chegou a dizer que gostaria de ter encerrado sua carreira de uma maneira mais grandiosa, mas criticou o etarismo da indústria. “Sinto saudades da TV, dos amigos, do ambiente de trabalho, porém não tenho ilusões. Sei que ninguém vai me ligar. Não tem papel para minha idade. Simples assim. O problema é que fui cansando. Já não tinha mais pique de trabalhar”, lamentou.

“Queria fechar com chave de ouro. Não consegui. Queria explicar, mas nunca fui de ligar para autor. Nunca pedi um papel para nenhum deles. Era um sonho fazer uma novela do Maneco [Manoel Carlos] e ele me deu essa oportunidade”, acrescentou.

Artistas lamentam

O autor Walcyr Carrasco, a atriz Tássia Camargo, a apresentadora Sônia Abrão e outros artistas lamentaram a morte de Lolita Rodrigues nas redes sociais.