Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Coleção criada para Salvador dá origem a novo espaço de verão no Palacete Tirachapéu

Projeto assinado por Fause Haten reúne moda, arte, joias e objetos desenvolvidos especialmente para a capital baiana, no Centro Histórico

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 18:03

Fause Haten
Fause Haten Crédito: divulgação

Não é de hoje que Fause Haten mantém uma relação profunda com Salvador. Há mais de 20 anos, o estilista e artista visual frequenta a cidade de forma constante, primeiro como visitante recorrente e, ao longo do tempo, também como morador e empreendedor. Essa trajetória ganhou um novo capítulo com a abertura de seu espaço de verão no Palacete Tirachapéu, no Centro Histórico.

A iniciativa nasce a partir da participação de Fause em um evento realizado no Palacete, quando apresentou sua mais recente coleção de joias. A interação com o ambiente, com a arquitetura e com o público foi decisiva para a criação do projeto, pensado como um espaço profundamente conectado à cidade. Mais do que uma loja, funciona como um território de experimentação, onde moda, arte e objetos se encontram em uma coleção criada exclusivamente para Salvador, feita para a cidade, a partir dela e para quem a vive.

Arte assinada por Fause Haten por Divulgação

No local, Fause amplia seu repertório criativo e apresenta, pela primeira vez de forma estruturada, objetos para casa que dialogam diretamente com sua produção artística. Entre os destaques estão os colares de parede e de mesa, peças de grande volume, únicos e exclusivos, que remetem às joias crioulas e aos balangandãs, agora reinterpretados como objetos decorativos. Pratos de madeira com frases e elementos dourados também integram a coleção, unindo artesanato, memória e poesia.

A série de cangas, que reproduzem pinturas feitas por Fause - como Axé, Eu não ando só, Hoje é dia, Afeto é mar, Samba de roda e Palacete - tem se destacado pela forte identificação do público com a estética e o discurso afetivo. Os desenhos, que partem de sua atuação como artista visual, aparecem também em roupas pensadas para o verão de Salvador, como kaftans e outras peças leves, que transitam entre o cotidiano e ocasiões especiais.

O espaço reúne ainda sua coleção de joias, roupas, bolsas e adereços, incluindo chaveiros e adornos para bolsas de design exclusivo inspirados nas baianas, nos dançarinos e dançarinas de axé e nos orixás, elementos que reforçam o vínculo simbólico e cultural com a cidade. São peças que revisitam o passado, mas com um olhar contemporâneo, traduzindo a visão singular de Fause Haten sobre Salvador, cidade que ele visita mensalmente, mantendo sua base criativa entre a capital baiana e São Paulo, onde tem Atelier na rua Bela Cintra, nos Jardins.

Aberto de terça a domingo, o espaço de verão de Fause Haten no Palacete Tirachapéu funciona no mesmo horário do complexo, das 12 as 20h, e convida o público a vivenciar um universo onde roupas, joias, objetos, palavras e poesia se encontram. Um gesto de afeto transformado em produto.

Tags:

Fause Haten