Sete bairros de Salvador terão palcos com shows gratuitos de hoje até terça

As festas começam às 16h todos os dias

Publicado em 6 de fevereiro de 2016 às 08:58

- Atualizado há 10 meses

Igor Kannário se apresenta hoje, em Itapuã, e domingo, em Periperi (Foto: Arisson Marinho / Arquivo Correio)Quem não curte muvuca ou não quer enfrentar os circuitos tradicionais da folia pode aproveitar as festas de Carnaval nos bairros. De hoje até terça, os moradores de sete bairros da capital baiana - Liberdade, Periperi, Plataforma, Itapuã, Boca do Rio, Cajazeiras e Pau da Lima - vão poder brincar sem sair da vizinhança. A festa, que começa todos os dias às 16h, conta com nomes como Margareth Menezes, Larissa Luz, Ju Moraes, além da banda BaianaSystem, que se apresentam hoje.

VEJA TUDO O QUE ESTÁ ROLANDO NO CARNAVAL 

Nos bairros e em palcos alternativos serão 212 apresentações, com mais de 2 mil músicos, segundo a prefeitura. Estas atrações gratuitas se somam a outras 197 atrações sem cordas nos circuitos do Carnaval. O total investido é de R$ 50 milhões, sendo que deste valor, R$ 36 milhões advindos pela venda de cotas de patrocínio.“Selecionamos atrações de peso para tocar nos bairros. Procuramos mesclar um pouco de cada coisa, todos os dias”, afirma o prefeito ACM Neto. Ele ressalta que, em todas as localidades, as primeiras horas  são reservadas para atrações infantis. “Vai ser um sucesso. Esperamos que seja o maior Carnaval de bairro de todos os tempos”, diz.

BAIXE O FAROL: O APLICATIVO QUE VAI TE GUIAR NO CARNAVALMorador de Cajazeiras, o vendedor Moisés Silva, 30, conta que deve acompanhar o Carnaval perto de casa pelo menos dois dias. Ele acredita que a programação é uma boa opção tanto para quem não quer correr atrás do trio quanto para quem está se iniciando como folião. “É bem mais tranquilo celebrar aqui, com gente conhecida”, revela. A operadora de telemarketing Sinara Gomes, 33, também aposta na comodidade do Carnaval nos bairros. Ela mora em Fazenda Coutos, mas deve “descer” para a Praça da Revolução, em Periperi, amanhã,  dia em que o Príncipe do Gueto, Igor Kannário, vai se apresentar no bairro, às 20h30.  “É mais calmo e muito divertido. Vou levar meu filho, Elder, e  sobrinhos. Queria ir todos dias, mas trabalho”, lamenta. Folia democrática Para a cantora Larissa Luz, que vai se apresentar hoje na Boca do Rio, amanhã em Itapuã, e segunda, em Periperi, o Carnaval nos bairros representa a descentralização da folia. “É uma festa popular e precisa ser democrática, em termos de ritmos, estilos musicais e de artistas. É do lado de casa, é acessível, e nos aproxima do público”, afirma.A cantora Ju Moraes vai se apresentar hoje, às 20h30, em Cajazeiras, e também está animada. “É uma relação de troca e energia. Adoro cantar pro povo no Campo da Pronaica, sempre tem muitas crianças e famílias”, revela.Margareth Menezes também se apresenta hoje, às 23h30. “Moro bem perto de Itapuã e gosto muito do bairro. Os palcos alternativos proporcionam diversão para todas as pessoas  e trazem apresentações variadas”, fala.Guitarrista da  BaianaSystem, Roberto Barreto conta que tocar nos bairros é sempre ótima experiência para a banda. "Essa programação é importante porque, às vezes, é difícil se deslocar para os circuitos. É uma troca com o público que tem de acontecer”. A banda se apresenta hoje, às 22h, em Cajazeiras. 

Palcos têm shows de rap, reggae, rock e samba

Além dos circuitos oficiais do Carnaval, do circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e das atrações nos  bairros, os foliões que curtem samba, rock, rap, reggae e música eletrônica poderão, ainda, aproveitar a folia, de graça, em três palcos alternativos de hoje até terça. 

No Jardim de Alah serão  36 atrações  no Festival Palco do Rock 2016. A programação, que começa hoje e vai até terça, inclui bandas de todo o país e uma americana, a Unconscious Disturbance,  domingo, às 20h30. 

Já no Terreiro do Samba, na Praça da Cruz Caída, Pelourinho, o palco terá shows de Chita Fina, Edil Pacheco e Movimento. Hoje, a programação começa às 20h30. Já amanhã, segunda e terça, às 19h. 

No Terreiro de Jesus (Pelourinho), o Palco Multicultural terá atrações de reggae, rap e eletrônica. Os shows  às 19h30. Entre as atrações estão nomes como Jô Calado, além das bandas Futuro do Reggae, Nova Saga e Simples Rap’ortagem. Nos intervalos dos shows, DJs se apresentam para o público.