Com brasileiro Jorginho, Itália divulga convocados para a Eurocopa

Volante naturalizado italiano vai disputar a principal competição de seleções da Europa

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 23 de maio de 2024 às 18:05

Jorginho celebra conquista da Eurocopa pela Itália e em
Jorginho celebra conquista da Eurocopa pela Itália em 2020 Crédito: Divulgação/UEFA

O técnico Luciano Spalletti anunciou, nesta quinta-feira, a pré-lista de convocados para a disputa da Eurocopa, que será realizada na Alemanha. A surpresa da relação é o volante brasileiro Jorginho, que atualmente defende o Arsenal, da Inglaterra. Atuais campeões do torneio, os italianos buscam o bicampeonato.

Jorginho teve uma importante participação na última campanha da Eurocopa pela Itália. No entanto, ele não vive uma boa fase atualmente. Sem espaço no time inglês, o brasileiro naturalizado italiano está na reserva do Arsenal.

Para a disputa da competição de seleções, Spalletti chamou 30 atletas em uma pré-lista. O grupo inicia os treinamentos no final de maio e, no dia 4 de junho, está programado um amistoso diante da Turquia. Dois dias depois, o comandante vai definir os 26 nomes que vão disputar a Euro.

A competição vai ser realizada na Alemanha e seu início está marcado para o dia 14 de junho. O torneio, que reunirá 24 seleções, tem a decisão agendada para 14 de julho. O palco da final será o estádio Olímpico de Berlim.

A seleção italiana integra o Grupo B. A estreia vai ser em Dortmund, no dia 15 contra a Albânia. O segundo duelo da fase de classificação é diante dos espanhóis, na Arena Schalke, no dia 20. O confronto que encerra a primeira etapa do torneio é com a Croácia, quatro dias depois, em Leipzig.

VEJA OS JOGADORES PRÉ-CONVOCADOS

Goleiros: Gianluigi Donnarumma (Paris Saint Germain), Alex Meret (Napoli), Ivan Provedel (Lazio), Guglielmo Vicario (Tottenham);

Defensores: Francesco Acerbi (Inter de Milão), Alessandro Bastoni (Inter de Milão), Raoul Bellanova (Torino), Alessandro Buongiorno (Torino), Riccardo Calafiori (Bologna), Andrea Cambiaso (Juventus), Matteo Darmian (Inter de Milão), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Federico Dimarco (Inter de Milão), Gianluca Mancini (Roma), Giorgio Scalvini (Atalanta);

Meio-campistas: Nicolò Barella (Inter de Milão), Bryan Cristante (Roma), Nicolò Fagioli (Juventus), Michael Folorunsho (Hellas Verona), Davide Frattesi (Inter de Milão), Jorginho (Arsenal), Lorenzo Pellegrini (Roma), Samuele Ricci (Torino);

Atacantes: Federico Chiesa (Juventus), Stephan El Shaarawy (Roma), Riccardo Orsolini (Bologna), Giacomo Raspadori (Napoli), Mateo Retegui (Genoa), Gianluca Scamacca (Atalanta), Mattia Zaccagni (Lazio).