Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Médico nepobaby que já tretou com Ronaldo: conheça Samir Xaud, o futuro presidente da CBF

Saiba quem é o único candidato a substituir Ednaldo Rodrigues

  • P
  • Pedro Carreiro

Publicado em 20 de maio de 2025 às 17:59

Samir Xaud
Samir Xaud Crédito: Reprodução ge.globo

A eleição que definirá o sucessor de Ednaldo Rodrigues, que foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acontecerá neste sábado (25). Médico, nepobaby e desafeto de Ronaldo Fenômeno, Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), assumirá o cargo, uma vez que conta com o apoio de 25 federações e 10 clubes, o que inviabiliza outras candidaturas.

QUEM É SAMIR XAUD

Natural de Boa Vista, capital de Roraima, Samir tem 41 anos e é filho de Zeca Xaud, que preside a FRF há cinco décadas. A proximidade com o ambiente esportivo vem de berço, mas sua trajetória profissional se estende para além do futebol. É médico com especialização em infectologia e medicina esportiva, além de proprietário de um centro de treinamento voltado à saúde, bem-estar e atividades físicas.

Na área de administração esportiva, ele tem como experiência, além dos conhecimentos adquiridos do pai, uma formação em Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol, além de ter concluído o CBF Masters, programa da CBF Academy voltado à qualificação de dirigentes esportivos.

Zaca Xaud, pai de Samir Xaud
Zaca Xaud, pai de Samir Xaud Crédito: Reprodução/Redes Socias

CARREIRA POLÍTICA

Ao longo da carreira, ocupou cargos públicos como diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do sindicato dos médicos do estado e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista. Na política, foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, com 2.069 votos, e a deputado federal pelo MDB em 2022, quando recebeu 4.816 votos. No mesmo ano, uma empresa da qual foi sócio prestou serviços médicos a clubes roraimenses por meio de contrato com a CBF.

Eleito presidente da Federação Roraimense em 2024, Samir era cotado para assumir oficialmente a entidade em 2027, sucedendo o pai. Com a candidatura à presidência da CBF, no entanto, a transição familiar no poder do futebol roraimense não deve se concretizar.

TRETA COM RONALDO FENÔMENO

Desde que se candidatou à presidência da CBF, Samir já concedeu várias entrevistas e em uma delas, concedida ao Charla Podcast, criticou a tentativa de participação de Ronaldo Fenômeno no último pleito da instituição. Para o dirigente, falta um melhor diálogo para o ex-jogador obter sucesso na sua investida política.

“Em relação ao Ronaldo, ele citou que não conseguiu fazer contatos, ser recebido… Quando você quer se candidatar a algum cargo eletivo, a primeira coisa a se ter é diálogo, e não uma mensagem por e-mail falando alguma coisa. Vou te pedir teu voto por e-mail ou com um telefonema, para trocar ideias? Esse é o primeiro ponto. O Ronaldo, sou muito fã e acho super profissional, mas a maneira com que ele chegou não foi uma maneira coerente para um pleito eleitoral. Ele chegou de uma maneira equivocada”, disse Samir.

Samir Xaud no Charlapodcast
Samir Xaud no Charlapodcast Crédito: Reprodução/Youtube

Apesar das críticas, o cartola roraimense se diz aberto ao diálogo e não descarta a possibilidade de contar com o ex-atacante na sua gestão.

“Quero ter a oportunidade de conversar com ele, porque é uma pessoa que tem muitas ideias, tem os negócios dele, sabe o que é o futebol nos bastidores. Agora não é hora de atirar pedra, não é hora de ficar com isso e aquilo. É hora de unir. O futebol brasileiro precisa de união. É a forma que eu quero fazer na CBF. Preciso trazer as federações, os clubes, para termos mais diálogo e pautarmos o que for importante para o futebol brasileiro”, concluiu.

CAMINHO ATÉ A CBF

No último domingo (19), Samir inscreveu a chapa intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” nas eleições da CBF. O estatuto da entidade exige o apoio mínimo de oito federações estaduais e cinco clubes das Séries A e B para validar uma candidatura, critérios que a chapa cumpre de longe, tendo o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes. Com o prazo de registro encerrado e sem outros postulantes, a eleição tende a confirmar seu nome no comando da CBF, o que o tornaria o primeiro dirigente da região Norte a assumir a presidência da entidade.