QUEM GANHOU PROVOCA

"Pescaria", "Fonte Nossa" e "Jão rubro-negro": A resenha e os memes após o título do Vitória

Leão empatou em 1x1 no segundo jogo das finais do Campeonato Baiano e se sagrou campeão estadual pela 30ª vez

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2024 às 20:16

Jogadores do Leão levaram uma rede para provocar o rival depois do título
Jogadores do Leão levaram uma rede para provocar o rival depois do título Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Com o fim do Campeonato Baiano, a torcida do Vitória pôde, enfim, comemorar mais um título conquistado e, é claro, não poderia faltar a resenha rubro-negra. A taça do Baianão 2024 foi entregue neste domingo (7) após a partida terminar em 1x1. Como ganhou o jogo de ida por 3x2, o troféu foi para as mãos do Leão e a gozação também. As provocações ao rival inundaram as redes sociais com piadas sobre pescaria, "Fonte Nossa" e até o cantor Jão foi envolvido na festa.

Quem resolveu provocar diretamente o rival após a partida foi o volante Rodrigo Andrade, que colocou uma rede de pesca por cima da camisa. Ao ser perguntado sobre o motivo da rede, o jogador disse em tom irônico que era em razão do local de origem. “Como eu sou paraense, lá tem muito rio. Geralmente a gente pesca muito, mas se isso é ofender, a culpa já não é minha”, disse.

Os jogadores do Vitória aproveitaram a rede para simular a pesca de uma "sardinha", apelido que os torcedores utilizam para se referir ao rival. A origem vem de uma entrevista do ex-treinador Joel Santana em 2011, que ao ser perguntado sobre uma sondagem para assumir o Bahia na época, respondeu: "Estou esperando peixe grande, sardinha não".

Provocação dos torcedores do Vitória nas redes sociais teve a Fonte Nova como alvo
Provocação dos torcedores do Vitória nas redes sociais teve a Fonte Nova como alvo Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O confronto marcou a Arena Fonte Nova como palco do clássico como jogo derradeiro do estadual pela 13ª vez. Em seis oportunidades, o Vitória se sagrou campeão no estádio: 1955, 1957, 1964, 1972, 2016 e em 2024. É claro que, com a conquista, o fato do mando de campo do Bahia não ter feito diferença no resultado final foi mais um motivo de piada. "Fonte Nossa" e "casa de praia" foram algumas das legendas de memes da galera do Leão.

Éverton Ribeiro também não passou impune pelos rubro negros
Éverton Ribeiro também não passou impune pelos rubro negros Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O gol do Leão saiu aos 14 minutos, com o zagueiro Wagner Leonardo aproveitando o rebote de Marcos Felipe para abrir o placar. Não demorou muito para que Everton Ribeiro recebesse de Biel em um contra-ataque, limpasse a marcação e empatasse a partida com um chutaço no ângulo. No entanto, mesmo com o gol, o camisa 10 tricolor não foi perdoado nas redes sociais. 

A diretora de comunicação da Fatal Model, site de acompanhantes que patrocina o Vitória, também participou da celebração rubro-negra com um vídeo postado nas redes sociais. A publicação compara a quantidade de títulos da "Era City" com a "Era Fatal", onde o Leão possui duas conquistas a mais que o rival, que não ainda não conquistou nada no período segundo a postagem. Na verdade, o tricolor ganhou o Baianão do ano passado já sob o comando do conglomerado.   

Montagens do cantor Jão com a camisa do Vitória
Montagens do cantor Jão com a camisa do Vitória Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Outro motivo de gozação surgiu durante a semana com o cancelamento do show em Salvador da "Superturnê" do cantor Jão. O evento foi questionado por torcedores pela grande estrutura que seria montada na Arena Fonte Nova. O receio era de que a desmontagem do palco deixasse o gramado em condições inadequadas para a realização da partida. Por conta disso, surgiu uma rivalidade entre torcedores do Bahia e fãs do cantor, que também aproveitaram o revés tricolor para "gastar a onda" com montagens e vídeos editados de Jão vestindo as cores vermelho e preto, além de usar a camisa do Vitória.

Comemoração dos famosos

Como torcedores do Leão, Léo Santana e Ivete Sangalo foram às redes para comemorar o 30° título do Campeonato Baiano. O gigante, além de publicar dois vídeos em que provoca o rival, respondeu ao post de campeão do Vitória citando o fato de ter vestido a camisa vermelha e preta do time em um jantar com sua esposa, Lore Improta. 

Já Ivete Sangalo compartilhou sua reação com a conquista do Vitória no feed do Instagram. Nos stories, a cantora mostrou suas reações nos minutos finais da partida. "Um minuto de acréscimo. Meu Deus do céu, domingo de grandes realizações. Agora é a minha vitória. Eu sou leão da barra, tradição. Eu sou vermelho e preto, eu sou paixão. Está bem? Vamos meu vitória", disse.