Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Sem vencer há sete jogos, Bahia encara o rebaixado Cuiabá e tenta manter sonho da Libertadores

Esquadrão entra em campo neste sábado (30), na Arena Pantanal

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 30 de novembro de 2024 às 07:26

Everton Ribeiro
Everton Ribeiro é uma das esperanças do Bahia para evitar frustração no fim do ano Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Em reta final de Campeonato Brasileiro, apenas três jogos separam o Bahia da glória de conquistar uma vaga na Libertadores ou da frustração de não concretizar o principal objetivo do ano. O primeiro confronto será neste sábado (30), contra o Cuiabá, às 19h30, na Arena Pantanal, pela 36ª rodada. Em crise, o Esquadrão terá a chance de se recuperar e voltar à zona de classificação.

As duas equipes atravessam fases turbulentas na Série A. Ambas amargam uma sequência de sete partidas sem vencer, mas, enquanto o Dourado já está matematicamente rebaixado à Série B, o tricolor sonha com a Libertadores. O clube baiano é o 8º colocado, com 47 pontos, a um de distância do Cruzeiro, 7º e que fecha o bloco que dará a vaga na competição continental.

Apesar dos resultados negativos obtidos nos compromissos passados, internamente, jogadores e comissão técnica mantém esperanças em uma volta por cima nos próximos duelos. Durante a semana, o meia Everton Ribeiro usou as redes sociais para falar em “luta até o fim”. O coro foi reforçado pelo volante Caio Alexandre, outra referência do elenco.

“A gente tenta alinhar o nosso mais alto nível na temporada toda, a gente acaba tendo oscilações, mas acho que é se manter concentrados naquilo que você quer e ajudar a sua equipe. Pensar em números, em performance, em municiar os meus companheiros, em melhorar na minha posição para ajudar a minha equipe. É me cobrar todos os dias, como eu tenho feito, e ajudar os meus companheiros a entregar os melhores resultados para o time do Bahia".

Por falar em meio-campo, Thaciano é uma das dúvidas tricolores para a partida. O jogador sentiu um desconforto muscular durante o aquecimento contra o Athletico-PR e foi substituído por Cauly. O camisa 16 fez tratamento durante a semana e não tem presença garantida no jogo.

O restante do time deve ser o mesmo das rodadas passadas. O lateral Gilberto ganhou a disputa com Santiago Arias e segue entre os titulares. Rafael Ratão, recuperado de lesão muscular, pode ficar como opção no banco.

Além de encerrar a sequência negativa, se conseguir superar o Cuiabá, o Bahia alcançará um feito inédito. O Esquadrão nunca venceu o rival do Centro-Oeste. Até aqui, as equipes se enfrentaram apenas cinco vezes por competições oficiais, com três empates e dois triunfos do auriverde.

No primeiro turno, o Dourado bateu o tricolor por 2x1, na Fonte Nova. O paraguaio Pitta anotou os dois gols dos visitantes, enquanto o volante Jean Lucas descontou para o anfitrião.

CUIABÁ

Rebaixado pela primeira vez na história, o Cuiabá vive a sua despedida da Série A com problemas dentro e fora de campo. O elenco está com salários atrasados e a diretoria começou a liberar alguns jogadores. Emprestados pelo Botafogo, os meias Lucas Fernandes e Gustavo Sauer já não atuam mais pelo time.

O técnico Bernardo Franco também não terá o volante Fillipe Augusto e o zagueiro Bruno Alves, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Derick Lacerda saiu machucado contra o Juventude e é dúvida.