Murray bate Verdasco e é campeão do ATP 500 de Dubai

Foi o primeiro título do número 1 do Mundo na atual temporada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de março de 2017 às 20:30

- Atualizado há um ano

Demorou um pouco, mas Andy Murray pôde enfim comemorar o seu primeiro título nesta temporada ao vencer o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, neste sábado (3), e conquistar o Torneio de Dubai. Andy Murray conseguiu vencer o primeiro torneio em 2017 e manteve a liderança do ranking mundial (Foto Karim Sahib / AFP )Líder do ranking mundial, o tenista britânico amealhou o 45º troféu de simples de sua carreira e reagiu positivamente depois de ter sido eliminado de forma surpreendente nas oitavas de final do Aberto da Austrália, em janeiro.

Cabeça de chave número 1 do ATP 500 realizado nos Emirados Árabes Unidos, Murray não disputava uma competição justamente desde quando caiu precocemente no Grand Slam realizado em Melbourne. E, agora com as baterias recarregadas após um bom período de descanso, o escocês confirmou a condição de favorito neste que foi apenas o seu terceiro torneio na temporada.

Antes de triunfar em Dubai, o número 1 do mundo havia aberto 2017 com um vice-campeonato do ATP 250 do Doha, onde caiu de virada na final diante do sérvio Novak Djokovic, o vice-líder do ranking. Em seguida, no Aberto da Austrália, sucumbiu diante do alemão Mischa Zverev e ampliou o seu jejum de troféus em Melbourne, onde nunca conseguiu ficar com a taça.

Na final em Dubai, Murray superou um início ruim de jogo, no qual chegou a ter o saque quebrado nos seus dois primeiros games de serviço. Mesmo assim, exibiu eficiência ao converter os três break points cedidos por Verdasco para fechar o primeiro set em 6/3. Já na segunda parcial, Murray foi absoluto com o saque na mão ao não oferecer nenhuma chance de quebra, quebrou duas vezes o serviço do espanhol e liquidou a partida com 6/2, após apenas 1h13min.

Esta foi a sétima final disputada por Murray em seus últimos oito torneios, depois de ter fechado a última temporada em grande estilo com uma incrível sequência de vitórias e títulos. Entre as últimas 16 competições em que esteve presente, por sinal, o britânico só não foi à decisão de duas: o US Open, Grand Slam realizado em Nova York, e o Aberto da Austrália deste ano.

“Foi uma grande sequência, não posso reclamar muito. Quando você ganha muitos jogos, ganha a confiança para os grandes torneios”, ressaltou Murray na entrevista coletiva que deu após o título deste sábado. Ele também festejou o fato de ter conseguido bom rendimento na parte física, mesmo após ficar mais de um mês sem jogar após o Aberto da Austrália. “Depois do recesso que tive, poder jogar cinco partidas, seis se contar a de duplas, em seis dias é algo muito positivo do ponto de vista físico”, reforçou.